Qual etapa da higienização tem por objetivo destruir microrganismos?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Sanificação: procedimento aplicado a objetos inanimados, em que há a destruição de microrganismos a níveis considerados seguros.

- Para fazer a higienização adequada dos alimentos, são necessárias duas etapas: a limpeza e a desinfecção.

Nas superfícies móveis aplicar álcool 70% para a desinfecção, sendo recomendada a repetição da aplicação por três vezes seguidas; Ao término da tarefa não deixar pano de chão de molho, evitando assim a proliferação de microrganismos.

Limpeza/ Higienização: tem por objetivo principal a remoção de resíduos orgânicos e minerais aderidos às superfícies, constituídos principalmente por proteínas, gorduras, carboidratos e minerais e pode ser definida como o processo de remoção das contaminações visíveis da superfície, podendo ocorrer também uma ...

7 Tipos de Higienização Fundamentais para Limpeza Hospitalar

  • Desinfecção. ...
  • Descontaminação. ...
  • Limpeza Preparatória. ...
  • Limpeza Especial. ...
  • Limpeza Concorrente. ...
  • Limpeza Mecanizada de Piso. ...
  • Limpeza Terminal.

Os cinco momentos para a higiene das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

A limpeza ácida é feita para a remoção de possíveis resíduos minerais. A qualidade físico-química e microbiológica da água deve ser garantida, principalmente para a desinfecção e enxágue final.

A desinfecção é necessária somente na presença de matéria orgânica (vômito, sangue e outros). Deve-se retirar o excesso de matéria orgânica com papel toalha, limpar com água e detergente neutro e, posteriormente, desinfetar. Utilizar luvas.

A sanitização é feita com a imersão da hortaliça em uma vasilha com água à qual se adiciona um saneante, produto químico que promove a remoção ou a redução da quantidade de microrganismos presentes no alimento. Use água potável e uma vasilha limpa.

Confira o passo a passo.

  1. Lave as mãos e utilize utensílios limpos. ...
  2. Retire as partes danificadas dos legumes e verduras antes de realizar a higienização dos mesmos. ...
  3. Lave em água corrente. ...
  4. Coloque as frutas, legumes e verduras em solução de hipoclorito de sódio. ...
  5. Enxague em água corrente.

Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química. E para uma higienização eficaz de utensílios hospitalares, é muito importante selecionar o tipo e o método que for mais adequado!

Afinal, qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

O que é desinfecção
A desinfecção tem por objetivo eliminar ou reduzir a ação de micro-organismos maléficos de superfícies. Porém, não realiza a eliminação de esporos.

Antissepsia: é o conjunto de medidas propos- tas para inibir o crescimento de microorganismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos antissépticos ou desinfetantes.

Descontaminação é um processo que consiste na remoção física dos contaminantesou na alteração de sua natureza química para substâncias inócuas.