Qual estrela que fica piscando vermelho?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Betelgeuse é uma supergigante vermelha. É muito maior que o Sol e já está em fase final da sua vida. Esta estrelona compõe o ombro da famosa constelação de Órion, onde ficam as três Marias e pode ser facilmente encontrada a olho nu. É a mais vermelha dessa região no céu.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Se ele parece cintilar, é provável que o objeto seja uma estrela; caso contrário, você possivelmente está observando um planeta. Já os satélites artificiais podem ser identificados por se moverem rapidamente no céu, quando observados em relação às estrelas distantes de fundo.

Sirius: a

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Betelgeuse, a estrela brilhante e avermelhada (à esquerda), faz parte dessa famosa constelação. A CONSTELAÇÃO DE ÓRION é uma das mais fáceis de encontrar no céu noturno e é visível em todo o mundo.

Inclusive as estrelas mais brilhantes parecem mudar de cor, passando de branco para azul, e as vezes para a cor laranja, constantemente.

Planetas (18h30 – 22h30) – Os planetas Júpiter, Vênus e Marte (de oeste para leste) aparecem ao mesmo tempo no céu. Júpiter estará bem próximo do horizonte oeste e, ao longo do período, ficará cada vez menos tempo no céu. Vênus é facilmente distinguido pelo seu brilho intenso e Marte, com seu brilho avermelhado.

O supertelescópio James Webb capturou uma rara imagem de uma estrela que está prestes a explodir. A estrela Wolf-Rayet 124 está em um avançado estado de evolução, o que significa que em breve irá "morrer".

VY Canis Majoris

Qual é a maior estrela conhecida no universo? 1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

O planeta que reflete a luz vermelha é Marte, é comumente conhecido como planeta vermelho. Marte é constituído basicamente por minerais de ferro oxidado, esses minerais misturados com o gases atmosférico gera uma cor de ferrugem por isso a origem do nome planeta vermelho.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

planeta Vênus

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

O aplicativo de astronomia Sky Map utiliza a geolocalização do smartphone para mostrar imagens das estrelas e constelações e indicar a posição em que se encontram no céu.

É muito simples observar um satélite artificial a olho nu. Praticamente todas as noites isto é possível, mas sempre nas primeiras duas horas após o pôr do Sol ou nas últimas duas horas antes do nascer do Sol.

Qual a diferença entre estrelas e satélites? Isto é: estrelas apresentam luz própria, são corpos celestes dotados de luz; os planetas são corpos celestes que giram justamente ao redor destas então estrelas, e os satélites podem ser evidenciados como corpos que giram ao redor dos planetas, sem luz própria.

A aparente variação em cor enquanto a estrela cintila pode ser notada quando a estrela está muito perto do horizonte, e tem a mesma causa da própria cintilação: quando a estrela está perto do horizonte, de forma que sua luz atravessa uma camada atmosférica mais espessa até chegar aos olhos do observador, e se o ar está ...

Diante do seu forte brilho, Sirius é facilmente identificável no céu. Para localizá-la, é possível utilizar o cinturão de Órion (também conhecido como “As Três Marias”). Essas três estrelas de Órion apontam na direção de Sirius. Flecha em azul mostra como encontrar Sirius a partir do cinturão da constelação de Órion.