Qual estrela aparece no nascimento de Jesus?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém ou Estrela Guia e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.

A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém.

Próximo ao Natal, o nome do fenômeno faz uma alusão à história bíblica. Segundo o livro sagrado, a Estrela de Belém teria guiado os Três Reis Magos ao local do nascimento de Jesus. "A data em que ele ocorre coincide com o solstício de verão no hemisfério Sul e a proximidade com a data comemorativa do Natal.

O Forte dos Reis Magos recebeu esse nome porque o início de sua construção foi consagrado com uma festa no Dia de Reis, em 1598. Seu formato de estrela permitia uma visão panorâmica de toda a costa, mas isso não impediu que, em 1633, os holandeses invadissem a cidade, mantendo o poder até 1654.

O que seria a estrela guia? Estrela-guia é aquela que norteia os caminhos, que indica a direção certa. A estrela-guia orientou os 3 Reis Magos até o menino Jesus; ou frase romântica: Você é minha estrela guia! (o meu caminho certo) e etc.

Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

Em que ano a Estrela de Davi brilhou no céu? A Estrela de Davi é uma estrela de seis pontas (hexagrama), também conhecida como “escudo de Davi”. Não se sabe ao certo quando ela foi criada, mas alguns historiadores afirmam que ela é conhecida desde 4.000 a.C.

porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo." É esta passagem que, na tradição cristã, faz referência à Estrela de Belém, o objeto celestial que teria guiado os Três Reis Magos até a manjedoura em que estava o menino Jesus.

Quando a alma natural se encontra vazia e desaparece, e a nova alma nasce, nela irradia a estrela de Belém: a estrela de cinco pontas brilha a partir do microcosmo através da personalidade. Ela está inscrita em um pentágono.

As estrelas geralmente aparecem no topo das árvores de Natal e, segundo a crença católica, uma estrela acompanhou e orientou a caminhada dos três reis magos até Belém, onde Jesus nasceu. Dom Bucciol também cita que a sua origem provém de convicções antigas que os grandes homens tinham uma estrela no céu.

É colocada no topo da árvore de Natal ou no presépio e lembra-nos a estrela que guiou os três Reis Magos até ao local onde o menino Jesus nasceu.

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

A Estrela de Davi é uma representação do nome “Davi”. Em hebraico, este nome era constituído por três letras: Dalet, Vav e Dalet, sendo que a letra Dalet tem uma forma triangular. Sendo assim, a Estrela seria uma sobreposição de duas das três letras do nome “Davi”.

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Os reis magos na Bíblia
A narrativa bíblica conta que três magos oriundos do Oriente seguiram a estrela de Belém para cultuar e ofertar presentes ao recém-nascido Jesus.