Qual Estado tem o melhor sotaque?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Quando o assunto é sotaque mais cativante, o mineiro e o baiano também ficam em primeiro e segundo lugares. Mas quem completa o pódio, na terceira posição, é o sotaque cearense.

1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.

Sotaque fluminense e baiano são marcantes
O famoso sotaque fluminense, marcado pelo chiado do "x", ao lado do jeitinho baiano de se expressar, foram considerados os sotaques mais marcantes.

O carioca não é apenas o sotaque oficial do Brasil mas também é o mais inconfundível do Brasil, é o que diz uma pesquisa da Preply, plataforma de ensino de idiomas que procurou entender quais os sotaques favoritos da população.

Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”.

Pesquisa elege sotaque mineiro como o mais charmoso do país.

Com fama intelectual, estudiosos apontaram que no Maranhão se fala o melhor português, embora alguns pesquisadores desmitifiquem esse posicionamento.

Mas qual seria o sotaque mais apreciado pelos brasileiros? Uma pesquisa feita pelo aplicativo de paquera Happn apontou que os pernambucanos têm o quinto sotaque mais bonito e atraente do Brasil. 17% dos pesquisados citou o nosso jeitinho de falar como favorito na hora de escolher algum crush.

O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.

Uma pesquisa revelou os sotaques considerados os favoritos dos brasileiros. Separados em categorias, o estudo realizado pela Preply, plataforma online que ensina idioma, revelou que o sotaque mineiro é considerado o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo, além do fluminense e gaúcho.

Segundo o mapeamento do Atlas Linguístico do Brasil, o maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. Em Belém, capital do Pará, esse “S” tão característico também foi encontrado, colocando os paraenses em segundo lugar na lista de quem mais chia a letrinha.

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

O dialeto florianopolitano, popularmente conhecido como manezês, é a forma da língua portuguesa usada pelo nativo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e de sua região metropolitana, no Brasil.

Pessoas que têm o hábito de falar rápido demais a língua materna tendem a ter um sotaque mais forte. Isso porque não costumam pronunciar todas as letras e levam isso para o outro idioma.

7 DICAS PARA NEUTRALIZAR O SOTAQUE!

  1. Decida se você deve mesmo neutralizar o sotaque. ...
  2. Verifique se o seu problema é morfológico. ...
  3. Ouça sua própria voz e dicção. ...
  4. Cante. ...
  5. Brinque com travas-língua. ...
  6. Converse com outras pessoas.
  7. Imite outros sotaques.

Mato Grosso é uma terra de vários sotaques. Com influência de Gaúchos, mineiros, paulistas, portugueses, negros, índios e espanhóis, o estado não tem uma fala própria. Em lugares como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop o acento do sul fica mais evidente.

Pronúncia do norte é o mais próximo do português original.

O português teve origem no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da Península Ibérica há cerca de dois mil anos.

Uma curiosidade é que é mais fácil para um brasileiro aprender espanhol, do que um nativo da língua espanhola aprender português. Isso acontece porque o português têm uma gama maior de fonemas, o que torna mais fácil a reprodução de palabras hispânicas.