Qual estado pertence a placa H?

Perguntado por: rilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Placas com H - Ceará (CE) Maranhão (MA) Mato Grosso do Sul (MS) Minas Gerais (MG) Sergipe (SE)

A placa permanece com sete dígitos, mas tem quatro letras e três algarismos – o inverso da versão antiga. A alteração mais que dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões. Outro detalhe é que a sequência não será de letras e números seguidos.

Significado de H
Os semitas chamavam sua letra de cleth, e seu desenho era a adaptação de um hieróglifo que representava um pedaço de corda torcida. Mais tarde, os gregos adotaram essa letra em seu alfabeto e deram-lhe o nome de eta. Utilizavam-na para representar o som de um e longo.

"H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.

Adotando “L” para “letra” e “N” para “número”, podemos mostrar que o padrão da placa Mercosul é o seguinte: “LLLNLNN”. Ou seja: Três letras sequenciais, um número, uma outra letra e, para finalizar, dois números.

Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00. A única mudança será no segundo dígito numérico, que virará uma letra.

Utilizava-se no início da placa a letra “P” quando o veículo era particular e a letra “A” para veículo de aluguel. A sequência numérica era de 1 a 99999. Como era bastante limitada a distribuição dessas sequências, acontecia de repetir a mesma placa em outras cidades. O que diferenciava era a cidade de registro.

Sendo assim, a letra h encontra-se presente nos dígrafos, tais como, ch, lh, nh, nas interjeições, como, por exemplo, ah!, hã?, hum!, entre outras, e em algumas palavras, por razões etimológicas (razões que dizem respeito às suas raízes).

A com o fundo vermelho, que indica regulamentação, obriga o condutor a parar o veículo antes de entrar na via. Ela é a única das placas de trânsito em formato octogonal.

Enquanto a placa da esquerda, com uma faixa apenas sobre o “E” quer dizer “Proibido estacionar no local”, a placa da direita, com o “E” coberto por duas faixas vermelhas formando um “X”, quer dizer que é “Proibido estacionar e parar no local”.

Consultar Placa Mercosul pelo QR-code

  1. Acesse o site do portal de serviços do DENATRAN;
  2. Clique na opção “Consultar Placa Veicular”;
  3. Digite o número de série gerado ao fazer a leitura do QR-code com a câmera do celular e também a placa do veículo.

Placas com P - Opções de placas não liberadas ainda Pernambuco (PE) 3ª opção.

Elas estão em todos os carros, mundo afora. Podem ter combinações variadas de letras e números, cores e formatos diferentes. Só não podem ser iguais em dois ou mais carros.

Quarto sistema: o registro nacional (1990 – 2020)
As novas placas passaram a adotar um prefixo de três letras e uma sequência de quatro números (para motos inclusive), aumentando o número de combinações possíveis para mais de 150 milhões.