Qual Estado não tem sotaque?

Perguntado por: agalvao6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

O mais feio é o nordestino disparado, seguido pelo carioca. Carioca e Nordestino, não tem pior. E de gente do sul, que além de ter sotaque, conjuga o verbo errado e acha que é chique.

São os sotaques!

  • Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. ...
  • Paulista. ...
  • Carioca. ...
  • Gaúcho. ...
  • Mineiro. ...
  • Baiano. ...
  • Catarinense. ...
  • Paraense.

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

Tem uma realização sonora e não há como fugir disso. Então não existe o não tem sotaque.

Tecnicamente esse fenômeno recebe o nome de “Convergência”. Ele pode ser definido como a tendência a nos adaptarmos ounos tornarmos o menos diferente possível da pessoa com a qual estamos tendo contato. Seria uma espécie de tentativa de aproximação do estilo do outro.

Maranhão

Terra geradora de grandes escritores da cultura literária clássica no Brasil, o Maranhão é apontado por estudiosos como o estado que fala o melhor português.

TOP 10 ALEATÓRIO Sotaques mais irritantes do Brasil 1. Carioca (zona sul) 2. Carioca (zona norte) 3. Carioca (outras zonas) 4.

respondendo a pergunta, carioca, baiano e derivados (nordeste), gaúcho e derivados (sul) e mineiro são todos sotaques bem feios.

O sotaque mineiro é considerado o mais atraente do Brasil.
Já dentre os sotaques mais sedutores, 35% dos brasileiros apontaram o sotaque mineiro como o mais atraente, seguido pelo sotaque gaúcho (33%), paulista (27%), carioca (25%) e pernambucano (17%).

Sotaque mineiro é o mais atraente do Brasil, segundo pesquisa de app de namoro. Estudo foi feito com quase 2 mil brasileiros que podiam escolher até três opções. Em segundo lugar, aparece o sotaque gaúcho. Escrito por Redação, 10:54 - 30 de Outubro de 2021.

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

Cada região tem sua forma peculiar de falar, em alguns lugares se puxa o R, como no interior de São Paulo, em outros o S, como no Rio de Janeiro, em algumas áreas se fala bastante rápido, no Ceará, por exemplo, em outras se fala bastante devagar, como na Bahia.

Uma de suas marcas, que hoje caracteriza o português paulista, era o “r” retroflexo, também conhecido como “r” caipira. Ele substituiu o “r” chiado dos portugueses, que os índios não conseguiam pronunciar. Na sintaxe indígena, o plural não redunda ao longo da sentença, o que poderia explicar o hábito paulista.

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala. Os dialetos africanos falados pelos escravos também são outra forte influência sobre o sotaque carioca.

O estudo realizado pela empresa Happn em setembro de 2021 ouviu 2.000 internautas de todas as regiões do país. Dentre eles, 35% revelaram que o “jeitinho” mineiro de falar é o favorito. Em seguida aparecem os sotaques gaúcho (33%), paulista (27%), carioca (25%) e pernambucano (17%).

Continuar lendo Que sotaque fala pia?