Qual estado físico com as partículas mais dispersas?

Perguntado por: smartins6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

estado gasoso

O estado gasoso é o que tem o maior distanciamento médio entre as partículas em condições ambiente e, portanto, é o que tem maior movimentação, ou grau de liberdade.

estado sólido

A maioria das substâncias apresenta densidade maior em estado sólido em relação ao estado líquido. Na água, entretanto, essa propriedade é apresentada de forma inversa, isto é, a forma sólida (gelo) é menos densa que a fase líquida.

Em ambos os casos, o movimento das partículas é limitado. As partículas em um líquido estão próximas umas das outras e constantemente em movimento e colisão. Por fim, as partículas em um gás estão, geralmente, bem separadas e em movimento constante e aleatório.

Fase gasosa
Nesta fase, as partículas da substância estão com maior energia cinética. Elas ficam muito distantes umas das outras. Movem-se com muita velocidade e colidem entre si.

É a unidade indivisível da matéria
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

O fator velocidade diz respeito à energia cinética média das partículas, ou seja, a velocidade de movimento. No estado gasoso, a energia cinética é maior. Com a alta velocidade, as moléculas colidem e se afastam, de modo que ocupam um espaço maior.

Os estados sólido, líquido e gasoso são os mais conhecidos deles, mas há também o plasma, o Condensado de Bose-Einstein, o Gás fermiônico e o Super fluído de polarations. A proximidade e o grau de agitação das moléculas que compõem a matéria é que definem o seu estado físico.

densidade = massa ou d = m
Geralmente, quando está no estado sólido, a substância se apresenta mais densa que no estado líquido.

Normalmente pensamos que o sólido sempre será o mais pesado, enquanto o líquido e o gasoso serão mais leves. No entanto, não é assim que funciona. O peso está diretamente ligado à massa que, por sua vez, tem ligação com a densidade da matéria.

A água é menos densa na forma de gelo.

Por definição, uma substância se encontra no estado sólido quando suas moléculas estão bem juntinhas (reunidas e organizadas), o estado líquido se caracteriza por moléculas mais afastadas (o que dá maleabilidade) e um maior afastamento das moléculas faz surgir o estado gasoso (átomos dispersos).

Vaporização

Vaporização. A vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso. Isso pode ocorrer de duas maneiras: Ebulição: aquecimento rápido.

Estado Sólido
Este é o estado físico que existe maior força de coesão entre os átomos e moléculas que constituem as substâncias.

Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.

estado sólido

Assim, a água líquida tem um conteúdo de energia, ou uma entalpia, maior que a água no estado sólido. O mesmo acontece se quisermos que a água que está no estado líquido, à temperatura ambiente, passe para o vapor; o sistema precisa absorver energia.

Isso significa que somente o hidrogênio e o hélio correspondem a 98% da massa de todo o Universo. Cerca de 20% do hélio do Universo está nas estrelas, sendo formado no processo de fusão do hidrogênio já explicado. Quanto ao nosso planeta, ele compõe 0,000001% de sua massa.