Qual estado do Nordeste que gera mais emprego?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Piauí

Desde março, o Piauí vem ocupando a primeira colocação no Nordeste na geração de empregos formais, comparando as admissões e as demissões.

Conheça as 8 melhores cidades do Brasil para trabalhar

  • 1 1. São Paulo (SP)
  • 2 2. Curitiba (PR)
  • 3 3. Franca (SP)
  • 4 4. Londrina (PR)
  • 5 5. São Luís (MA)
  • 6 6. Belo Horizonte (MG)
  • 7 7. Serra (ES)
  • 8 8. Maringá (PR)

Melhores cidades do Nordeste para morar: Fortaleza
Considerada uma das capitais mais desenvolvidas na Região Nordeste, com IDHM de 0,754, Fortaleza conta com ampla oferta de serviços que atendem às necessidades de diversos públicos, gostos e bolsos.

A economia da Região Nordeste é baseada na agricultura, extrativismo vegetal e mineral, na indústria e comércio, nas atividades turísticas, entre outras.

Quais são os empregos em alta na região Nordeste e as melhores áreas para seguir?

  1. Desenvolvimento humano. Se por um lado existem pessoas buscando uma oportunidade de trabalho, por outro, as companhias têm dificuldade para reter e treinar um bom profissional. ...
  2. Nutrição. ...
  3. Psicologia. ...
  4. Tecnologia da Informação. ...
  5. Administração.

Garanhuns é a cidade

Garanhuns é a cidade que MAIS GERA EMPREGO com carteira assinada EM PERNAMBUCO depois de RECIFE em 2023, revela CAGED.

Na média, a taxa de desemprego no Nordeste ficou em 12,2%, a maior entre as regiões do país e 1,6 ponto percentual acima da registrada em Alagoas. De acordo com a analista da pesquisa Alessandra Brito, essa diferença entre os estados nordestinos está ligada à informalidade.

Hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias, centros de saúde, casas de apoio e até órgãos públicos (como o INSS, por exemplo), contratam médicos das mais variadas especialidades. Se você estiver disposto a estudar bastante e tiver afinidade com essa área, pode investir nela.

Estados com maior número de geração de emprego. Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Mina Gerais, Goiás, Paraná e Alagoas. Quem vive nesses estados deve procurar as cidades que mais estão empregando neles, que também estão crescendo com relação a quantidade de postos de trabalho.

Guaratinguetá

1- Guaratinguetá – SP
Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

São Paulo é destaque principalmente em segurança e educação, com um IDH de 0,783 e um IDGE de 0,637. Na área da educação, São Paulo é o estado com menor índice de analfabetismo em todo o país e o com a maior taxa de escolaridade.

De acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2022, as cinco melhores cidades para se morar no Brasil em 2023 com mais de 500 mil habitantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF).

cidade de Fortaleza

Qual a cidade mais rica do Nordeste? E em primeiro lugar desse ranking aparece a cidade de Fortaleza. A capital cearense é a mais rica do Nordeste e aparece pelo terceiro ano seguido nessa posição. Com R$ 50,3 bilhões, o município ocupa nacionalmente a 11ª posição.

A região, inclusive, tem duas das cidades com menor custo de vida do Brasil, de acordo com a pesquisa de Custo de Vida Nacional, feita pela Mercer em 2021. São elas: Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Quando o assunto é custo de vida, Fortaleza é a cidade que apresenta os menores valores que São Paulo em termos como serviços domésticos e refeições fora de casa, sendo 34% e 32% mais barato, respectivamente, sendo umas das com menor custo de vida no Brasil.

As maiores economias da Região Nordeste são, respectivamente, Bahia, Pernambuco e Ceará, estados que concentram, juntos, 9% do PIB nacional.

A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, produzido principal- mente por Alagoas, seguido por Pernambuco e Paraíba.

Os comércios que dão mais lucros são aqueles voltados para alimentação, saúde, beleza, moda, além das franquias. Qual o melhor ramo para empreender em 2023?

As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza. Apesar do incremento na produção industrial da região, a mesma necessita melhorar muito, pois a indústria ainda não se encontra diversificada.

Zona da Mata

A Zona da Mata é uma mesorregião localizada na faixa litorânea da Região Nordeste do Brasil, do Rio Grande do Norte à Bahia. Essa mesorregião caracteriza-se por ter a maior densidade demográfica de todo o Nordeste, além de ser também a mais industrializada e urbanizada.