Qual estado brasileiro produz menos lixo?

Perguntado por: librahim7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Santa Catarina

Santa Catarina foi o estado que produziu menos lixo, com 257 kg de resíduos sólidos por habitante.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Pará é o estado que menos recicla lixo: apenas 0,48% é aproveitado.

Sorocaba cai no ranking das cidades que produzem menos lixo.

Nova Zelândia, 3.68 quilos per capita por dia.

O website britânico Hassle.com divulgou sua lista das 28 cidades mais limpas do mundo, e entre elas, Curitiba é a única representante do Brasil. A capital do Paraná se destacou por programas como o Câmbio Verde, que troca lixo por alimentos, e pelas árvores existentes na área urbana.

Em 2016, Santos conquistou a primeira posição (índice de 0,737), seguida por Rio de Janeiro-RJ (Islu 0,731) e Maringá-PR (Islu 0,730). Em 2017, a Cidade conquistou a terceira colocação (Islu 0,736).

Com 174 hectares e 30 milhões de toneladas de dejetos, Lixão da Estrutural ameça Parque Nacional de Brasília. A 15 quilômetros do Palácio do Planalto, a capital do País abriga o maior lixão a céu aberto da América Latina.

Quem faz a reciclagem no Brasil
O Brasil conta com mais de 800 mil catadores e catadores em atividade, de acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), responsáveis pela maior parte da reciclagem no país, porém 75% dos ganhos do setor são majoritariamente destinados às indústrias.

São Francisco

São Francisco, nos Estados Unidos, é considerada uma das cidades que mais recicla resíduos sólidos urbanos no mundo, com uma taxa de recuperação de 84% dos resíduos produzidos.

o alumínio

Encontrado em latinhas de cerveja, refrigerante e suco, o alumínio é o material mais reciclado no Brasil.

O estado de Roraima, na região Norte, é o que menos produz lixo no Brasil. São geradas apenas 350 toneladas diárias, ou 870 g por habitante. 9.

Os resíduos são encaminhados para 13 aterros sanitários, dois deles fora da Grande São Paulo. A capital paulista é a cidade que mais produz resíduos, cerca de 20 mil toneladas todos os dias, sendo 12 mil de coleta domiciliar e 8 mil de varrição.

Brasil

O Brasil é um dos países que menos recicla no mundo ficando atrás de Yêmen e Síria e bem abaixo da média mundial que é de 9%. Dentre os maiores produtos de lixo plástico, é o que menos recicla.

"De todo lixo encontrado no litoral brasileiro, a maior parte é plástico. Esse verão do fim de 2018/início de 2019 foi o recordista de animais mortos na costa brasileira- principalmente no litoral de São Paulo- e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos", disse Anna Carolina Lobo, da WWF.

De acordo com um levantamento feito pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza), feito com base em dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de EUA, da China e da Índia.

O Brasil gera, diariamente, cerca de 100 mil toneladas de lixo. Desse total, a maior parte – aproximadamente 60% – é constituída de material orgânico, isto é, restos de frutas, legumes, verduras e alimentos em geral. Entretanto, essa verdadeira riqueza vem sendo ignorada.

São José é a terceira cidade mais rica do interior do Brasil. O ranking, com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com variação de 2002 a 2020, é liderado por Campinas (1ª) e Jundiaí (2ª). A informação foi divulgada pelo Instituto em dezembro de 2022.

São José é considerada, pela terceira vez consecutiva, a cidade mais limpa do estado. De acordo com a Instituição, a pesquisa avaliou 16 serviços na cidade. Além disso, o município melhorou em relação ao terceiro trimestre do ano passado, que obteve 795 pontos, no quarto trimestre de 2019, São José atingiu 807 pontos.