Qual Estado brasileiro produz mais energia elétrica?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

No primeiro trimestre de 2021, o ranking dos maiores estados geradores por potência instalada estava assim: Minas Gerais: 1 GWp. São Paulo: 742 MWp. Rio Grande do Sul: 728 MWp.

Ranking dos estados que mais produzem energia solar
São Paulo – 742 MWp; Rio Grande do Sul – 728 MWp; Mato Grosso – 444 MWp; Paraná – 341 MWp.

Entre os cinco estados que lideram na energia eólica, quatro são do Nordeste:

  • Rio Grande do Norte: com capacidade de 4.066 MW e 151 usinas.
  • Bahia: com 3.951 MW e 153 usinas.
  • Ceará: com 2.045 MW e 79 parques.
  • Rio Grande do Sul: com 1.832 MW e 80 parques.
  • Piauí: com 1.638 MW e 60 usinas de geração de energia.

Energia hidrelétrica
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da geração energética nacional.

Setor Elétrico: Principais destaques da LIVE com 4 das maiores geradoras de energia do Brasil. Principais destaques da live realizada com os CEOs das 4 maiores geradores de energia do Brasil: Engie, Edp Energias do Brasil, Copel e CPFL.

RECORDES DE PRODUÇÃO
Quase 90% da energia consumida no Nordeste é oriunda dessa fonte renovável e a região é responsável por gerar, hoje, 86% de toda energia eólica produzida no país. Em agosto de 2019, em apenas um dia, 89% de toda a energia consumida na região vieram dos ventos.

cana-de-açúcar

A segunda maior fonte de energia no Brasil são os derivados de cana-de-açúcar, representando 19% da energia gerada no país. A partir da cana-de-açúcar é possível produzir etanol, bioeletricidade e biogás. Os derivados de cana-de-açúcar são a principal fonte de energia renovável do Brasil.

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o estado líder em produção de energia eólica no Brasil. A força dos ventos impulsiona aerogeradores gigantes, que cortam os céus do litoral ao sertão potiguar.

São 828 parques eólicos em operação no país, sendo 725 parques no Nordeste. Os estados brasileiros que mais geraram energia eólica nos últimos 12 meses foram a Bahia, o Rio Grande do Norte, o Piauí e o Ceará.

Localizado nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, o parque eólico Lagoa dos Ventos é o maior parque eólico atualmente em operação na América do Sul.

Possuindo um vento de interior, a Bahia é o lugar que mais venta no Brasil. Curiosamente, diferente de outros estados nordestinos, o litoral da Bahia não tem vento, logo, não é propício para produzir energia eólica.

O Nordeste é referência na produção de energia eólica no Brasil. No último ano cerca de 89% da energia consumida na região veio dos ventos, com geração média diária de 8.650 MW.

No Brasil, quase toda a produção vem de hidrelétricas, que usam a força da água para movimentar um gerador. Depois de produzida, a energia vai para as cidades por meio das linhas e torres de transmissão de alta tensão.

A principal empresa de energia do país são as Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), que, em conjunto com filiais, transmite e gera cerca de 60% do abastecimento elétrico do Brasil. A maior companhia de energia elétrica de propriedade privada é Tractebel Energia.

Resumo sobre matriz energética brasileira
Petróleo, gás natural, biomassa da cana e energia hidráulica são as principais fontes de energia da matriz energética brasileira. Uma vantagem da matriz energética brasileira é a grande participação de fontes renováveis na sua composição.

A maior parte concentra-se na região sul e sudeste, onde está localizada a maioria das usinas do Brasil.

O estado da Bahia liderou a geração de energias renováveis no Brasil, entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Na segunda colocação em geração de energia eólica ficou o Rio Grande do Norte, e o Piauí em terceiro.

Tradicionalmente, o mês de julho no Nordeste é conhecido como safra dos ventos, com ventos mais fortes no litoral da região impulsionando a produção de energia eólica.

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.