Qual esposa de Saul fica com Abner?

Perguntado por: laraujo5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Ainoã

O versículo bíblico onde Ainoã é citada, traz apenas a seguinte informação: “A mulher de Saul chamava-se Ainoã, filha de Aimaás. O nome do general do exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul” (1 Samuel 14:50). Mas esse breve versículo traz uma informação importante sobre quem foi Ainoã.

A personagem teve um fim trágico na temporada A Perseguição após o ataque dos filisteus, assim como grande parte da família real.

Em primeiro lugar, a respeito da origem das duas mulheres, o texto diz que Ainoã, a esposa de Saul, era filha de Aimaás — ou Aquinaás, dependendo da tradução. Já a esposa de Davi é descrita como uma mulher de Jezreel, uma terra que ficava ao norte do monte Gilboa.

Kayla é filha do israelita Banaá (Marcos Breda) com uma filisteia. No entanto, as diferenças religiosas impediram os dois de ficarem juntos.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

Morre de ciúme de Rispa, concubina predileta de Saul. Obviamente tudo isso é ficção e não tem nenhuma confirmação bíblica. 1Samuel, que conta a história do rei Saul e da sucessão com Davi, diz simplesmente que a esposa de Saul era Aquinoam (assim é em hebraico), filha de Aquinaás (1Samuel 14,50).

As duas mulheres de Davi da mesma forma haviam sido levadas presas: Ainoã, da cidade de Jezreel, e Abigail, de Carmelo, a que fora esposa de Nabal. E assim Davi subiu para Hebrom com suas duas esposas: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, viúva de Nabal, o carmelita.

Olhando a Biblia encontramos como esposas do rei Saul, Rei de Israel entre os anos de 1046 a.C.-1006 a.C. (42 anos) Ainoã; Gilgal . Quem foi Ainoã?

Ainoã

Ainoã foi a esposa de Saul na Bíblia. Ela era filha de Aimaás e é citada na Bíblia no Antigo Testamento no primeiro livro de Samuel (1 Samuel 14:50). O nome Ainoã significa “meu irmão é deleite”, e em algumas traduções bíblicas esse nome é registrado como Aquinoã.

A decisão de Deus de tirar o poder da casa de Saul foi clara. Ele condenou o primeiro rei de Israel, finalmente terminando seu reinado em uma guerra entre os israelitas e os filisteus. Saul e três dos seus filhos morreram no campo de batalha (1 Samuel 31).

49Saul teve três filhos homens: Jônatas, Isvi e Malquisua. A sua filha mais velha chamava-se Merabe, e a mais nova, Mical. 50A sua esposa chamava-se Ainoã e era filha de Aimaás. O nome do comandante do exército de Saul era Abner, filho de Ner, tio de Saul.…

Rispa

Rispa foi uma concubina do rei Saul de Israel. A história de Rispa ficou conhecida na Bíblia por causa de sua dedicação em proteger os corpos de seus filhos mortos. Rispa era uma hivita, descendente de Aiá. Isso significa que Rispa era estrangeira.

Helede leva Laísa até o rei israelita. Kayla é punida por Luciér. Ela ameaça Lamár. Saul expulsa bruxas de Israel.

Kayla existe na bíblia? Kayla é uma personagem fictícia criada especialmente para a novela Reis. Ao procurar pelo nome da mulher na Bíblia Almeida Corrigida Fiel - versão online - não há resultados para a história de Kayla.

Cenas antes, a verdade sobre o passado de Kayla deixa Saul (Carlo Porto) surpreso. Ele decide ir atrás de mais informações e fica sabendo da origem filisteia da vilã. Ela é filha do israelita Banaá (Marcos Breda) com uma filisteia. Contudo, as diferenças religiosas impediram os dois de ficarem juntos.

Segundo os relatos, foi a mais lasciva. Em seu divertido livro Só Deus Sabe, em que conta de forma romanceada a história de Davi, o escritor americano Joseph Heller diz que, de todas as mulheres que Davi teve, Betsabá foi a única que gozava.

De acordo com a Bíblia, Davi foi um homem polígamo. Ele teve 8 (oito) esposas cujos nomes foram mencionados na Bíblia e muitas concubinas ( 1 Crônicas 3 ). Das oito mulheres de Davi, cinco eram solteiras quando casaram com ele e três já haviam sido casadas. São elas: Abigail, Ainoâ e Bate-Seba.

Bate-Seba foi a última esposa de Davi (pelo menos a última mencionada na Bíblia) e provavelmente a mais famosa.

A personagem teve um fim trágico na temporada A Perseguição após o ataque dos filisteus, assim como grande parte da família real.