Qual escola defendia o átomo?

Perguntado por: rpinheiro7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O atomismo foi uma doutrina filosófica, formulada inicialmente no século V a.C., na Grécia, por Leucipo e seu discípulo Demócrito de Abdera.

Demócrito, considerado o filósofo sorridente, foi discípulo de Leucipo. Leucipo e Demócrito ficaram mais conhecidos pela posteridade como os fundadores da teoria atomista.

Apresentarei neste trabalho o pouco que se conhece da vida do filósofo, historiador e cientista atomísta grego, Demócrito. Que foi discípulo e sucessor de Leucipo e foi considerado o principal representante da escola atomísta, assim como um dos maiores homens sábios da antigüidade grega.

A escola pluralista é uma escola de filosofia composta por Anaxágoras, Empédocles e Demócrito. O denominador comum nas posturas filosóficas, desses pensadores consiste em admitir que não há um princípio único que explique todo o universo.

Escola itálica: escola desenvolvida no sul da Itália. Seus pensadores entendiam que a matemática e os números eram os elementos responsáveis pela essência das coisas. Escola atomística: os seus pensadores desenvolveram a ideia de que a junção de vários elementos, os átomos, é que formam os objetos.

As escolas pré-socráticas e suas principais ideias

  • Escola Jônica pré-socrática.
  • Escola Itálica pré-socrática.
  • Escola Pluralistas pré-socrática.
  • Escola Eleática pré-socrática.

A escola atomista, inciada pelo filósofo Leucipo no século V a.C e tendo como principal figura, Demócrito (460 – 370 a.C), propunha que todo objeto físico é composto por átomos e vácuo, que se organizavam em diferentes formas. Atualmente, essa ideia faz todo o sentido.

Referências ao conceito de atomismo e seus átomos são encontrados na Índia antiga e Grécia Antiga. Na Índia as escolas atomistas Jainistas, Ajivika e Carvaka remontam ao século VI a.C.. As escolas Nyaya e Vaisheshika desenvolveram teorias sobre como os átomos se combinavam para formar objetos mais complexos.

Demócrito (460-370 a.C.) foi um filósofo grego do período pré-socrático e agrupado na escola atomista.

As principais escolas são:

  • Epicurismo. Escola fundada por Epicuro, os epicuristas creem que o bem é originário da prática da virtude e para que o indivíduo encontre o prazer, tanto o corpo quanto a alma devem evitar o sofrimento.
  • Ceticismo.
  • Estoicismo. Defendem o uso da razão a qualquer custo. ...
  • Cinismo.

Suas principais escolas são: platonismo, aristotelianismo, estoicismo, epicurismo, ceticismo, cinismo; Entre seus principais representantes estão Platão, Aristóteles, Epicuro, Tales de Mileto e Sócrates.

Demócrito acreditava que a alma era composta por alguns átomos particularmente arredondados e lisos, os átomos da alma. Quando uma pessoa morre, os átomos de sua alma espalham-se para todas as direções e podem se agregar a outra alma, no mesmo momento em que esta é formada.

O primeiro modelo atômico foi proposto por Dalton, em 1808, que afirmava que o átomo é uma esfera maciça indivisível e indestrutível. Em 1887, Thomson atualizou o modelo atômico afirmando a existência de carga elétrica.

Discípulo do filósofo grego, Leucipo de Mileto, uma das mais destacadas ideias de Demócrito envolve a sistematização do pensamento sobre a "Teoria Atômica". Segundo ele, o átomo, parte indivisível e eterna, que permanece em constante movimento, é o elemento primordial, o princípio de todas as coisas.

Escola de Mileto ou milésia foi uma escola de pensamento fundada no século século VI a.C. As idéias associadas a ela são exemplificadas por três filósofos da cidade jônia de Mileto, na costa do Mar Egeu da Anatólia: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

A Escola Jônica foi a primeira escola filosófica grega a qual reuniu filósofos pré-socráticos (que viveram antes de Sócrates). Os temas desenvolvidos por eles estavam centrados na natureza. O intuito era desvendar os mistérios da existência, classificando um elemento como gerador do cosmo e da vida.

Com o final do século V a.C. houve uma separação entre a filosofia e a ciência, quando surgiu a Escola Socrática – inspirada nos pensamentos de Sócrates. Este, foi um educador que tinha como objetivo conhecer o indivíduo mais do que os segredos do Universo. A frase, tão conhecida “Só sei que nada sei” foi dita por ele.

Os pitagóricos acreditavam na reencarnação, e estabeleciam que era necessário viver a vida material para atingir a purificação e o aperfeiçoamento da alma. A vida corpórea era um meio de adquirir conhecimento para atingir os estágios maiores de desenvolvimento.

Escola eleata
Parmênedes quer dizer que tudo que existe em essência continuará existindo em essência, mesmo que mude em aparência. Dessa forma, a sua máxima, “o ser é e o não ser não é”, aponta que tudo que existe existe e continuará a existir: ser; essência.