Qual ERE gosta de arroz doce?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A senhora das águas e da vida se alegra com velas brancas, azuis ou rosas, champagne, calda de ameixa ou pêssego, manjar, arroz-doce, melão e rosas brancas, sempre colocados à beira-mar.

Nas giras os Erês gostam de tudo o que uma criança gosta balas, pirulitos, brigadeiro, beijinho, bolos em geral e refrigerantes.

O Exu Mirim adora oferenda com doces e brinquedos, mas você também pode levar guaraná, morango, romã, maçã, cereja, acerola, pêssego, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga. Ele gosta de sabores cítricos e dá preferência ao álcool como bebida.

Com o mesmo sentido de “pessoa que aparece em tudo quanto é festa”, Antenor Nascentes registra uma locução antiga que vai caindo em desuso, “arroz-doce de função”.

O arroz, assim como outros cereais, é uma fonte de carboidrato. Sua maior função é fornecer energia ao organismo. Em 100 g de arroz branco há 30 g de carboidratos, e no integral temos 23,5 g. Consumir regularmente arroz nas refeições ajuda também no funcionamento intestinal.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade. Por consequência, suas oferendas remetem à fecundação e um dos alimentos mais explorados para esse fim é o ovo.

Amalá ou Caruru: é comida-ritual do Orixá Xangô, Iansã, Obá e Ibêji. Também é feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce.

Oxum

Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade). São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho.

Resumo: As ibejadas são entidades infantis que, junto aos caboclos, pretos-velhos, exus e pombagiras, habitam o panteão da Umbanda. Em uma gira de ibejada, doce é comida, comida de Criança.

Maria Mulambo – Ela é sempre sensual, sedutora e gosta de se vestir muito bem. Tem um temperamento amável e prefere as bebidas mais doces e suaves como vinho, licor, cidra etc. Entidade muito relacionada ao luxo, ao brilho e tudo que se destaca.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo. Outros agrados: Milho, cana de açúcar, feijão fradinho, feijão branco, farinha de milho, mandioca, fava, rabanete e abobrinha.

Mundo

Em seu sentido mais geral, o termo "mundo" se refere à totalidade das entidades, ao conjunto da realidade ou a tudo o que existe. A natureza do mundo foi conceitualizada de diferentes maneiras em distintos campos. Algumas concepções veem o mundo como único, enquanto outras falam de uma "pluralidade de mundos".

O arroz doce é uma receita de origem asiática. Na Índia, por exemplo, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e pouquíssimo açúcar. O arroz doce acabou chegando à Europa por volta do século XIII.

Por possuir carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, ela pode ser benéfica para a saúde, sendo mais nutritiva e menos calórica quando feita com arroz integral, leite e leite condensado desnatados e açúcar demerara ou adoçante granulado.

A energia alimentar, valor energético ou valor calórico dos alimentos é a quantidade de energia na comida que é disponível ao organismo para fins de seu metabolismo.

A energia gerada por cada alimento é medida em calorias, ou seja, quanto mais calórico for um alimento, mais energia ele fornecerá. É importante lembrar que cada pessoa tem uma necessidade individual de calorias para se manter saudável. É preciso ter equilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas.

PORQUE OFERTAMOS QUINDIM A OXUM...

Os filhos de Oxum não gostam de chocar as pessoas ao seu redor. Gostam de manter a sua bela e linda reputação, por isso age sempre com discrição e diplomacia, fogem de escândalos e vexames.

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Continuar lendo Qual fruta ERE gosta?