Qual era o tema principal do livro de Ezequiel?

Perguntado por: fsalazar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

O livro de Ezequiel contém as visões e as profecias de Ezequiel, a quem o Senhor chamou para ministrar aos judeus cativos na Babilônia. Esse livro mostra que o Senhor está ciente de Seu povo onde quer que estejam.

Característico de Ezequiel é tematizar o pecado das nações estrangeiras como “orgulho”, como tentativa de se igualar a Deus (28,1-2). É esse o motivo por que Deus rejeita as nações (28,6-10; 28,17; 31,2-9), de modo que serão dominadas por Babilônia (31,10-11; 32,11).

A visão que Ezequiel tem é uma mensagem divina para o povo de Deus, que está em exílio em Babilônia. Deus está presente com o seu povo, mesmo que eles estejam longe de sua terra natal, e a visão é uma manifestação desse fato.

Ezequiel era um sacerdote do templo que fora levado em cativeiro para a Babilônia e de lá exerceu o seu ministério profético. Israel era prisioneira de uma nação estrangeira. No versículo 11 está exposto o estado de ânimo de Israel: os ossos secaram, pereceu a esperança e estamos acabados, derrotados, exterminados...

Estudar o livro de Ezequiel pode fortalecer sua fé no poder do Senhor de transformar pessoas e nações. Você vai aprender que todos os que se arrependem de suas iniquidades recebem a misericórdia, o amor e o perdão de Deus.

Ezequiel 2:9–10; 3:1–3—O Senhor Pediu a Ezequiel que Comesse um Rolo. A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser.

Na época de Ezequiel, o templo havia sido destruído por Nabucodonosor, então, o profeta tornou-se a única conexão direta do povo com Deus. — Na época, os profetas tinham poder religioso, mas também político. Em Israel, a monarquia era sagrada, pois era escolhida por Deus e ungida pelos profetas.

Resuma Ezequiel 37:21–28, explicando-lhes que a união das varas de Judá e José também simboliza a reunião dos reinos de Judá e Israel. A casa de Israel reunida será guiada por seu Pastor e Rei, Jeová. O Senhor prometeu que Ele renovaria Seu convênio com a casa de Israel e os santificaria.

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro: “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.

Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

A visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação que Deus não pode transformar. Nem mesmo a morte é mais poderosa que Deus!

O Rio Quebar foi um antigo canal de irrigação da antiga Mesopotâmia, situado a uma pequena distância do eufrates. Teria sido o lugar onde viveu o profeta Ezequiel correspondendo a um assentamento de exilados judeus conhecido como Tel-Abibe, na antiga região de Nipur, situada à sudeste da Babilônia.

Deus fez Ezequiel ficar mudo por 7 anos. Esse período continuou até os babilônios destruíram Jerusalém. Mas, durante esse período, Ezequiel teve de falar muitas mensagens de Deus.