Qual era o tamanho máximo da Titanoboa?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

14,6 metros

A "Titanoboa cerrejonensis" chegava a 14,6 metros e pesava até 1,1 tonelada.

Pelo seu tamanho avassalador, crê-se que sua extinção se deu pelas mudanças climáticas, principalmente o resfriamento da Terra, já que elas dependiam do sol para se manter aquecidas.

O animal habitava grandes selvas e pântanos, onde se alimentava, caçava e se reproduzia. Essa espécie de cobra podia viver por cerca de 30 anos.

O g1 listou alguns registros das "anacondas brasileiras" que bombaram este ano no Pantanal e nos rios de águas cristalinas de Bonito (MS), a 297 km de Campo Grande. Os flagrantes foram feitos por cinegrafista, moradores, pescadores, turistas, empresários e guias de turismo da região.

1. Píton-reticulada. Uma píton-reticulada bateu o recorde de maior cobra do mundo, com 10 m de comprimento. Essa espécie vive nas florestas tropicais e pântanos do sudeste da Ásia, em Bangladesh e no Vietnã.

Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado. A sucuri de forma geral evita se aproximar do ser humano, que não é uma presa natural do animal.”

Medusa

Entenda! A maior cobra do mundo, devidamente registrada no Guinness Book of Records, mora em uma “Casa de Horrores” nos Estados Unidos. Ela se chama “Medusa” e virou pet dos donos do estabelecimento. Tem quase 8 metros de comprimento, é da espécie Malayopython.

Tudo sobre a anaconda
A anaconda faz parte de um grande grupo de cobras encontradas no interior e ao redor da floresta amazônica.

A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul. Trata-se da única espécie incluída no gênero Titanoboa.

A Titanoboa se alimentava de enormes crocodilos e tartarugas que viveram no mesmo habitat. Acredita-se que seus inimigos naturais atacaram ovos e cobras mais jovens.

Qual o tamanho da maior anaconda de todos os tempos? A maior anaconda alcançou raros 10 m de comprimento, e pesava cerca de 400 kg. A cobra foi descoberta num local de construção no Brasil, e morreu após uma explosão controlada no local. De qualquer maneira, ela foi morta por humanos.

Titanoboa cerrejonensis

A Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis) dominava as florestas tropicais da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, surgindo 6 milhões de anos depois da extinção do Tiranossauro rex. É considerada a maior cobra já encontrada de todos os tempos e um dos predadores mais perigosos do mundo.

O réptil de aproximadamente 6 metros passeava tranquilamente pela região localizada a 279 km da capital do estado, Campo Grande, quando foi filmado. O post original no TikTok já foi visto 5,7 milhões de vezes. Vale destacar que as sucuris (Eunectes spp.)

Até então, de acordo o biólogo, o maior animal da espécie já medido tinha 5,21 metros. Pelas medidas da Secretaria de Meio Ambiente, a sucuri gigante do rio São Francisco tem 5,30 m, aproximadamente, medida que pode não ser muito precisa por conta da dificuldade de medir o animal vivo.

A nova espécie foi chamada de Leptotyphlops carlae e é menor do que todas as demais 3.100 espécies conhecidas de cobras, de acordo com o biólogo Blair Hedges, da Universidade Estadual da Pennsylvania, que também ajudou a encontrar o menor sapo e o menor lagarto do mundo.

Ainda na família Boidae, as cobras jiboias (Boa constrictor) podem alcançar até 4 metros de comprimento, e a cobra jiboia-arco-íris ou salamanta (Epicrates cenchria) chega a alcançar 2 metros de comprimento, de acordo com a bióloga.

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.