Qual era o tamanho das barras de chocolate antigamente?

Perguntado por: ugois7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Dos anos 90 para cá as barras de chocolates caíram de 200g para 180g, depois para 150g, 125g, 100g, 90g, e hoje algumas marcas comercializam o produto em porções de até 80 gramas.

A diminuição dos produtos torna-se uma forma das empresas ajustarem as contas, sem afugentar os consumidores com uma alta de preços. Ao invés disso, elas reduzem os custos.

Dos anos 90 para cá as barras de chocolates caíram de 200g para 180g, depois para 150g, 125g, 100g, 90g, e hoje algumas marcas comercializam o produto em porções de até 80 gramas.

Os maias despejavam essa mistura de uma panela para outra, criando uma bebida espessa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”, resultando em um sabor diferente do que se conhece hoje. Os Maias consideravam o chocolate o alimento dos deuses e consideravam o cacaueiro sagrado.

O motivo, explica, é que elas vêm diminuindo sistematicamente de tamanho, mas o valor cobrado se mantém. A caixa de bombom, que há alguns anos pesava 500 g, agora embala 251 g. O sabão para lavar roupa, que antes vinha em uma garrafa de 1 L, hoje é comercializado em embalagens de 900 mL.

Antigamente era assim - Antigamente as caixas vinham com 20 a 30 bombons!

Uma fábrica de chocolates de Chicago, nos Estados Unidos, exibiu nesta terça-feira (13) aquela que seria a maior barra de chocolates do mundo. Com 5.443 quilos, o enorme tablete tem 91 cm de largura e 6,4 metros de comprimento. O chocolate pesa mais do que um elefante adulto, cujo peso médio fica entre 3 e 5 toneladas.

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.

Não há consenso por parte de especialistas sobre a quantidade saudável de consumo diário. No entanto, comer entre 30 e 40 g de barras de chocolate por dia é uma maneira de consumir o doce moderadamente. Ah, isso equivale a uma barra pequena ou quatro quadradinhos.

A Lacta amplia sua linha de barras de chocolate com Lacta Tamanho Família. Os quatro sabores clássicos da marca – Ao Leite, Laka, Diamante Negro e Shot – chegam ao mercado na versão de 165 gramas.

O denominador da fração consumida (5/6) é 6, ou seja, a barra foi dividida em 6 partes iguais, cada uma com 3 quadradinhos. Para consumir a fração de 5/6 então devemos pegar 5 pedaços de 3 quadradinhos cada e, assim, consumir 15 quadradinhos de chocolate.

Em 1847, o chocolateiro britânico JS Fry and Sons criou a primeira barra de chocolate, esculpida a partir de uma pasta constituída de açúcar, licor de chocolate e manteiga de cacau. O mundo dá mesmo suas voltas.

Mas a primeira barra de chocolate só nasceu em 1847, quando a empresa J.S. Fry & Sons misturou manteiga de cacau, cacau em pó e açúcar. Mais tarde, em 1875, o suíço Daniel Peter adicionou ao chocolate o leite condensado criado por Heinrich Nestlé (o nosso famoso Leite Moça hehehe).

1847

Já a primeira barra de chocolate moderna surgiu em 1847, quando Joseph Fry adicionou manteiga de cacau derretida ao cacau holandês, produzindo uma pasta de chocolate moldável.

O chocolate Maia era uma venerada bebida feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com malaguetas, água e milho. Os Maias deitavam essa mistura de um pote para outro, criando uma espessa bebida espumosa chamada "xocolatl", que significa "água amarga".

Quando os primeiros imigrantes europeus chegaram ao Brasil, trouxeram consigo a receita do verdadeiro chocolate. Com ela, criamos, em 1891, o chocolate Neugebauer: cremoso, macio, que derrete na boca e tem um sabor inconfundível.

Joseph Storrs Fry

Já a criação da primeira barra é creditada a Joseph Storrs Fry, que, em 1847, descobriu que era possível produzir uma massa moldável ao adicionar manteiga de cacau derretida ao chocolate em pó.

A embalagem original se resumia a um papel estanho vermelho que envolvia o bombom, recoberto com celofane transparente. Como rótulo, a embalagem apresentava um selo preto central com o nome do produto e o desenho de um violão.

Chocolate mais antigo do mundo foi feito na América do Sul há mais de 5.300 anos. VANCOUVER — Um novo estudo de uma equipe de pesquisadores, entre eles acadêmicos da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá, indica que o primeiro chocolate do mundo foi produzido há cerca de 5.300 anos, na América do Sul.

A empresa alterando a embalagem do produto por um modelo selado alteraria a classificação do produto para “produto de padaria, pastelaria ou da indústria de bolachas e biscoitos”. Com isso agora o produto é considerado um wafer, cujo a tributação do IPI é de 0%.