Qual era o regime político do Brasil durante o Segundo Reinado?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O Segundo Reinado é o momento em que o Brasil se consolida como nação. O regime político do país era a monarquia parlamentarista, onde o Imperador escolhia o Presidente do Conselho (equivalente ao cargo de primeiro-ministro) através de uma lista com três nomes.

A política externa foi marcada pela imposição da colocação privilegiada do Brasil perante a América do Sul e, também, de conflitos com a Inglaterra. A Guerra do Paraguai (1864-1870), as intervenções no Sul e atritos com as províncias platinas, e a Questão Christie foram problemas específicos.

Após conquistar a independência, o Brasil transformou-se em uma monarquia e foi governado por D. Pedro I, de 1822 a 1831, em um período conhecido como Primeiro Reinado.

O Segundo Reinado foi um período que se estendeu de 1840 a 1889 e no qual o trono brasileiro foi ocupado por D. Pedro II. Ele assumiu como imperador por meio do Golpe da Maioridade e, durante seus 49 anos de reinado, diversos acontecimentos marcantes aconteceram, como a Guerra do Paraguai e a abolição da escravidão.

O Segundo Reinado foi o período da história brasileira em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II. Esse período iniciou-se com o Golpe da Maioridade, de 1840, que antecipou a maioridade de D. Pedro II, permitindo-o assumir o trono com apenas 14 anos.

O Segundo Reinado pode ser estudado separadamente em três momentos:

  • Consolidação (1840-1850): o imperador se estabelece no poder a seu modo, ainda buscando controlar as revoltas do Período Regencial;
  • Auge (1850-1865): o poder de D. ...
  • Declínio (1865-1889): surgem as contestações contra o imperador.

Economia do Segundo Reinado
Em termos econômicos, o grande destaque vai para a economia cafeeira, que se consolidou durante o Segundo Reinado como o principal meio de produção da economia brasileira.

Resumo sobre o Segundo Reinado
A economia era agroexportadora, baseada principalmente na exportação do café. A abolição da escravidão foi feita aos poucos, com leis que garantiam a liberdade aos negros, apesar das suas limitações. A vinda dos imigrantes substituiu boa parte do trabalho escravo na lavoura de café.

Os membros do Partido da Ordem eram conhecidos como saquaremas. O nome também refletia a maturação dos princípios que o partido há muito defendia: liberalismo, excepcionalismo, preservação da autoridade do estado e uma monarquia parlamentar representativa.

Existem alguns pontos importantes no período segundo reinado: A abolição da escravatura no Brasil foi concretizada com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. A abolição da escravatura, foi resultado de um grande movimento popular e político, aliados com a resistência realizada pelos escravos.

O Golpe da Maioridade, acontecimento de 1840, foi o evento que marcou o início do Segundo Reinado. Esse evento foi um golpe parlamentar que resultou na antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara para que ele pudesse assumir o trono do Brasil com apenas 14 anos.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889, período no qual o país passou por muitas transformações. Os grandes acontecimentos do seu reinado foram a Guerra do Paraguai e a abolição do trabalho escravo. Foi deposto, em novembro de 1889, por meio de um golpe que resultou na proclamação da república.

A política do Império do Brasil ocorreu em uma monarquia quase representativa parlamentar federal, através do qual o Imperador do Brasil era chefe de Estado e o chefe de governo, nominalmente, embora o presidente do Conselho de Ministros era efetivamente o chefe de facto e de um sistema multipartidário.

A crise do Império foi marcada por três questões que abalaram a relação do Império com suas principais fontes de sustentação política: a questão religiosa, a questão abolicionista e a questão militar.