Qual era o propósito de Deus para com o José?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Deus vê em José um homem maduro, que o amava mesmo na luta e adversidade, não deixou se dominar pela amargura de espírito. Mesmo se tornando Governador não cresceu-lhe orgulho, foi fiel na prisão e no palácio e tudo que punha em suas mãos prosperava. Não vingou o acontecido como sempre desejamos em nosso coração.

A vida do Santo Patriarca de Nazaré é permeada de imprevistos e surpresas, e somente pela fé ele encontrou forças para prosseguir no caminho traçado por Deus. A fé é a condição “sine qua non” que impulsiona o fiel a perseverar na busca e no cumprimento da Vontade de Deus.

José revelou ao Faraó que seu sonho seria o prenúncio de sete anos de abundância, precedendo uma fome que também duraria sete anos. Ele sugeriu que Faraó pensasse no futuro e estocasse grãos em preparação para a fome prevista sete anos no futuro.

A pureza de São José é uma virtude que se destaca. Ao ser escolhido por Deus para ser esposo da Virgem Maria e compreendendo a Santidade que pairava em Nossa Senhora, a respeitou, cuidou, amou verdadeiramente e não teve relação sexual com ela, pois, entendia que ela era separada, destinada apenas a Deus.

A análise do caráter de José demonstra que ele possuía algumas características que podem servir de exemplo aos cristãos de hoje, como responsabilidade, trabalho diligente, ética pessoal e profissional, respeito e obediência aos pais e a Deus, integridade e moral elevada.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter.

Dentro da providência divina, o jovem José é levado para as proximidades do poder. Na casa de Potifar é promovido a mordomo. José tornou-se o administrar-mor da casa de Potifar. Tudo quando ele colocava as mãos, Deus fazia prosperar.

De fato, José educou Jesus, em primeiro lugar, com o exemplo: o exemplo de um homem justo que sempre se deixava guiar pela fé. “Seria um grave erro pensar que um pai e uma mãe não podem fazer nada para educar os filhos a crescerem na graça de Deus. José o fez de modo realmente único, insuperável”.

As passagens bíblicas revelam São José como um homem que cumpriu sua missão de vida ao lado de Jesus e Maria. José abraçou a graça de um coração de pai e foi protagonista, ao lado de Maria, na criação de Jesus e na construção de um lar sagrado.

A imagem de São José dormindo é a representação do momento em que aconteceu a revelação da vinda de Jesus para acalmar José, principalmente porque ele ainda não compreendia os planos de Deus para Maria.

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

Os primeiros sonhos de José
Ouçam o sonho que tive: Estávamos atando feixes de trigo e meu feixe se levantou e ficou em pé, quando o meu feixe se levantou os feixes de vocês se curvaram diante dele. Ouçam ainda o segundo sonho que tive: Desta vez, o sol a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.

José profetiza no Egito que Moisés libertará Israel do cativeiro egípcio; que um ramo dos descendentes de José será levado a uma terra distante, onde serão lembrados nos convênios do Senhor; que nos últimos dias Deus chamará um profeta de nome José para unir os registros de Judá e de José; e que Aarão servirá como ...

Sendo o primeiro filho de Raquel, a segunda esposa de Jacó, José recebeu a primogenitura. Imagina-se que a “túnica de várias cores” que Jacó deu a José (ver Gênesis 37:3) represente o fato de José ter recebido a primogenitura.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé.
Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades. Ele nos ajudará a superar as tribulações. O Senhor é digno de toda a nossa confiança. Os que confiam em Deus não são abandonados, então, por que você seria esquecido?

A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência. Foi exatamente isso que Abraão fez, deixou seu ego e suas necessidades pessoais para atender os desejos de Deus. Cumprindo de maneira honrosa todas as ordens dadas á ele.

Resposta. Resposta: A situação mais perigosa vivida por José foi quando ele foi preso e acusado pela esposa do general de tentar abusar dela.

José foi vendido por 20 siclos de prata, um valor abaixo da média. Essa diferença mostra o desejo enorme dos irmãos para se livrarem dele e a dúvida do mercador sobre se deveria ou não o comprar. Um detalhe importante é que o siclo é uma medida de peso, ou seja, 1 siclo equivaleria a 11,4 gramas do metal.

O Egito era como os Estados Unidos nos dias de hoje, próspero e moderno. Isso fez com que muitas pessoas quisessem morar ali ou buscassem recursos em suas terras que sofriam menos com a seca e com a fome (ao contrário do território de Canaã).