Qual era o processo de acesso às universidades antes do Enem?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A chamada Lei de Cotas, conhecida também como Lei 12.711, só foi aprovada em 2012. Com ela, todas as instituições de ensino superior federais do país precisaram, obrigatoriamente, reservar parte de suas vagas para alunos oriundos de escolas públicas, de baixa renda, e negros, pardos e índios.

O exame vestibular começou no Brasil no ano de 1911, quando se tornou obrigatório para que alguém pudesse entrar no Ensino Superior. A seleção era feita por meio de provas orais e escritas, realizadas com a ajuda dos professores das próprias faculdades.

Já em 1970, foi criada a Comissão Nacional do Vestibular Unificado (CONSEVU), que regulamentava e organizava este sistema de admissão em todo o Brasil. Com isso, os processos seletivos eram marcados em datas distintas e o conteúdo das provas era voltado somente para as disciplinas aprendidas ao longo do Ensino Médio.

O Enem foi criado em 1998 durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Paulo Renato Souza era o ministro da Educação na época.

Inicialmente, o Enem era realizado como uma prova única com 63 questões (divididas entre as diferentes disciplinas) e uma proposta de redação dissertativa. As questões eram bem mais simples e os estudantes tinham um período de 5 horas e 30 minutos para concluir o exame.

Parte da vida de milhões de pessoas pelo mundo, as primeiras universidades surgiram durante a Idade Média na Europa e eram ligadas à igreja ou à corte real. Também não existia idade para ingresso. Em alguns casos, até mesmo analfabetos participavam das atividades, segundo conta a pesquisadora Terezinha Oliveira.

As universidades na Idade Média desenvolveram uma estrutura muito complexa que possibilitou o desenvolvimento intelectual e científico, cujo legado hoje desfrutamos. O aparecimento das universidades na Europa Cristã por volta dos séculos XII e XIII está entre os principais acontecimentos da Idade Média.

Um dos pontos principais de mudança nos vestibulares da época foi inserção da redação, que até então não fazia parte da avaliação dos candidatos a uma vaga nas universidades. E foi com essa medida que foi possível verificar carência nas primeiras fases de ensino.

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) foi criada pela Universidade de São Paulo (USP) em 20 de abril de 1976. A FUVEST foi instituída para realizar o exame vestibular da USP, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Graduação da Universidade.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

1998

Em 20 anos de história, Enem passou por várias mudanças até se tornar a maior prova do Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes no ensino médio.

A principal diferença entre o Enem e o vestibular é o objetivo pelo qual o estudante faz cada um dos exames. Enquanto as notas do Enem permitem que ele ingresse em programas de acesso à educação superior criados pelo MEC, o vestibular possibilita que o candidato seja aprovado em uma universidade específica.

Entre os principais pontos de alterações está o aumento da carga horária e a possibilidade de os alunos escolherem parte das disciplinas que querem cursar. Parte do currículo é flexível —os alunos escolhem as áreas que querem aprofundar, os chamados itinerários formativos.

Quem foi o criador do ProUni? O ProUni foi criado em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com Fernando Haddad como o ministro da Educação. A primeira edição do programa aconteceu em 2005, oferecendo mais de 112 mil bolsas.

2004

Código para do Twitter. O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Em 1998, o Enem continha 63 questões e foi aplicado em um dia. A prova, com duração de quatro horas, tinha questões de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A redação, que também já existia naquele ano, teve como tema “Viver e Aprender”.

G1 ouviu especialistas que avaliaram grau de dificuldade das provas. Dez horas de provas depois, candidatos reclamam que a edição de 2015 do Enem, aplicada neste fim de semana, foi a mais difícil da história do exame.

A banca é responsável pela aplicação do Enem desde 2018, e encerrou suas atividades como aplicador do exame na última edição, em 2022. O Inep atua em avaliações, exames e indicadores de educação superior, além de estatísticas escolares, pesquisas educacionais e publicações científicas.

A prova escrita era a estratégia mais comum, assim como ainda é nos dias de hoje.

As primeiras instituições de ensino superior (IES) no Brasil foram criadas somente no início do século XIX, com a transferência da corte portuguesa, em 1808, para a colônia. Elas tinham por objetivo apenas fornecer quadros profissionais para desempenhar diferentes funções ocupacionais na corte.