Qual era o principal uso da dança?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 17 votos

O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento.

Nas civilizações antigas, como a egípcia ou a mesopotâmica, a dança tinha um caráter sagrado, sendo mais uma forma de honrar os deuses. Esse tipo de dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão. Na Grécia antiga, a dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos deuses.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.

Idade Média: nesse período, a dança, como todos os outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo fato de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou sendo praticada pelos camponeses.

Dançava-se durante os jantares na corte, em celebrações de casamentos, para celebrar um bom plantio ou uma boa colheita, em festas e festivais. No final da Idade Média a dança e a música tornaram-se parte de praticamente todos os acontecimentos festivos.

Primeira dança enlaçada a surgir no Brasil. Surgiu primeiro como dança, no Rio de Janeiro, dançada ao som de polca, mazurca e xótis, só se tornando gênero musical posteriormente, sendo fruto da fusão da polca (andamento) européia, introduzida em meados do século XIX, com o lundu (síncopa) e o tango (rítmica).

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

A história da dança tem início junto com a da humanidade. Registros históricos apontam que ela é uma das artes mais antigas. Pesquisadores apontam que dançar era quase um instinto para os homens da Era Primitiva. Eles dançavam para buscar alimentos, água, mas também para agradecer à natureza.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

A dança na Idade Média era proibida pela Igreja, pois toda manifestação corporal, segundo o cris- tianismo, era pecado, assim como seus registros. Porém, os camponeses, de forma oculta, conti- nuavam executando suas danças que saudavam suas crenças e manifestações populares.

Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.

Os primeiros passos de dança surgiram na pré-história devido à necessidade de comunicação entre os homens das cavernas. A dança primitiva também foi usada para rituais e oferendas durante o Período Neolítico, como colheitas, preparação para guerras e ritual de passagem para a vida adulta.

samba

O samba é a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é dança brasileira. Existem muitos significados diferentes no samba que o tornam significativo para o Brasil e sua cultura.