Qual era o principal objetivo do triunvirato?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O Primeiro Triunvirato foi um acordo realizado informalmente por Júlio César, Crasso e Pompeu. Esse acordo visava o controle político, mas também a garantia de benefícios pessoais. Como parte do pacto, Júlio César casou a sua filha, Júlia, com Pompeu. A morte de Crasso, em 53 a.C., abalou o trato.

Houve dois triunviratos, no século I a. C., que foram fatores importantes para a posterior constituição do Império Romano.

Resposta. Resposta: De forma sucinta podemos dizer que a diferença básica entre ambos é que um foi informal e o outro, formal. O Primeiro Triunvirato vigorou como um acordo entre Júlio César, Crasso e Pompeu pelo controle da política romana.

Primeiro Triunvirato foi um acordo informal feito pelos generais Crasso, Pompeu e Júlio César, em 60 a.C., em Roma, para assumirem o controle político. A combinação garantia a continuidade do expansionismo de cada um, com divisões das penínsulas entre eles.

Durante o período de expansão territorial da fase republicana, após a morte do ditador Sila, constituiu-se o primeiro triunvirato, que foi uma forma de governo em que três generais dividiam o governo de Roma. Os três governantes eram Crasso, Pompeu e Júlio César.

15 de março de 44 a.C., Curia di Pompeo, Roma, Itália

O Primeiro era formado por Júlio Cesar, Pompeu e Crasso. Com a morte de Crasso, Julio César empreendeu uma guerra contra Pompeu. Vencendo o conflito, Julio César buscou a condição política de ditador. Logo em seguida, o segundo triunvirato foi composto por Marco Antônio, Otávio e Lépido.

Augusto (em latim: Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus; Roma, 23 de setembro de 63 a.C. – Nuvlana, 19 de agosto de 14) foi o fundador do Império Romano e seu primeiro imperador, governando de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C.

Significado de Triunvirato
substantivo masculino Cargo ou função de triúnviro. Governo formado por três homens.

O Segundo Triunvirato foi uma aliança política que fez com que Marco Antônio, Otávio e Lépido governassem juntos a República Romana entre 43 a.C. e 32 a.C. Otávio (no centro) foi o grande vencedor do Segundo Triunvirato e foi transformado em imperador romano em 31 a.C.

César não aceitou, não cumpriu o pedido e em 49 a.C. entrou armado na cidade, marchando sobre Roma, o que era proibido por lei. Esse descumprimento de Júlio César gerou um caos político que levou a uma guerra civil, da qual Júlio César saiu vitorioso, assumindo o poder, e tornando-se um ditador.

No processo de lutas sociais, os plebeus obtiveram outras conquistas importantes na República romana tais como a abolição da escravidão por dívidas, a criação do cargo de Tribuno da Plebe — magistrado que defenderia os plebeus com o poder de vetar medidas governamentais que prejudicassem a plebe —, reconhecimento e ...

A política do Pão e Circo, tinha como objetivo o apaziguamento da população, na sua maioria, da plebe, através da promoção de grandes banquetes, festas e eventos esportivos e artísticos, assim como subsídios de alimentos (distribuição de pães e trigo).

A fase do Império Romano foi consequência da crise que Roma enfrentou nos dois últimos séculos da república. Essa crise deu-se por meio de convulsões sociais, revoltas de escravos, mas, sobretudo, por disputas de poder que levaram a guerras civis.

O fim da República Velha ocorreu quando o presidente Washington Luís foi deposto pelas tropas que deram início à Revolução de 1930. Essa revolução foi a responsável por colocar Getúlio Vargas na presidência do Brasil.

Augusto

Augusto, o primeiro imperador de Roma era o sobrinho de Júlio César, além de ser seu filho adotado, portanto, seu herdeiro. O imperador que o substituiu foi Tibério (governou de 14 a 37), que foi filho adotivo de Augusto.

O império surgiu como consequência da desagregação da República e a consequente expansão romana. As conquistas permitiram o fortalecimento dos generais e consequentemente a disputa pelo poder culminando nos triunviratos.

O Segundo Triunvirato foi uma aliança política que se formou para conter as tensões sociais e garantir a estabilidade da República Romana, tendo início no ano 43 a.C., após o fim do Primeiro Triunvirato, que ocorreu de maneira trágica, com o assassinato do ditador Júlio César pelos seus opositores do senado romano.

Em pouco tempo, a insatisfação dos senadores foi responsável pela organização de um complô que deu fim ao governo de Júlio César. No ano de 44 a.C., sob o comando de Brutus e Cássio, um grupo de senadores assassinou o ditador.

  • Ptolemeu XV Cesarião
  • Ptolemeu Filadelfo
  • Alexandre Hélio

Quem foram os doze homens que levaram o Império Romano ao apogeu, com o passar dos séculos?