Qual era o principal objetivo das monções?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Na fase embrionária, as monções serviam de transporte para os paulistas que seguiam em direção às minas cuiabanas, dentro em pouco, transformaram-se em expedições de abastecimento, isto é, bandeiras de comércio, levando produtos, alimentos e utensílios para as zonas mineradoras.

As monções aliviam uma seca extrema dessa região, aonde altas temperaturas (cerca de 48°C Nos dias mais quentes) chegam a matar. Durante essa época, as enchentes são comuns em cidades indianas. O movimento de água é tão grande que chegou a influenciar – e muito – na movimentação da placa tectônica indiada.

Na Colônia, as expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de monções, não por causa dos ventos, mas por se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.

As expedições exploradoras vinham ao litoral brasileiro com a finalidade de mapear suas potencialidades e fazer um reconhecimento geográfico e antropológico da terra e de seus habitantes, os índios.

As monções eram compostas por canoas ou batelões, organizados em comboios, tendo, quase sempre, autoridades e civis, além de mercadorias para serem comercializadas em Cuiabá. Para essa viagem era preciso um preparo de logística em todos os sentidos.

Causa das monções
O efeito de monção é causado pelo aparecimento sazonal de grandes diferenças térmicas entre os mares e as regiões continentais adjacentes nas zonas próximas dos bordos externos da célula de Hadley.

Por esse motivo, elas não eram patrocinadas oficialmente pela Coroa portuguesa e seus custos eram financiados por empreendedores particulares.

a) Quem participava das monções eram paulistas. As monções eram expedições fluviais que ligavam São Paulo a Cuiabá no século XVIII, com os objetivos de abastecer com víveres os mineradores de Mato Grosso e de trazer para São Paulo o ouro extraído naquela região.

Características principais
O clima de monções é um tipo de clima tropical e portanto, possui apenas duas estações do ano bem definidas. Uma quente e chuvosa e outra mais amena e seca. As chuvas torrenciais do período do verão e a estiagem prolongada no inverno são características marcantes.

As imagens que serão trabalhadas como pontos positivos das chuvas de monções podem trazer, por exemplo, o sucesso de plantações ou a navegação em rios caudalosos, que ocorre devido ao reabastecimento de rios e nascentes por meio do grande volume de chuvas.

Resposta: Explicação: As diferenças na temperatura e pressão deslocam as correntes marítimas para a costa da asia,elevando os incides pluviométricos em uma determinada parte do ano ( No verão de junho a agosto) causando enchentes,e mortes,apesar da população ja ter se adequado ao fenômeno climático.

As monções são efeitos climáticos que são encontrados nas regiões Sul e Sudeste da Ásia devido a isso o continente Asiático em especial nessa área também é conhecido como Ásia das monções. As monções são ventos que são caracterizados pela variação da direção conforme as estações do ano.

O objetivo era encontrar novas terras para extrair especiarias e metais preciosos além de quererem catequizar o povo que aqui habitava.

Essas expedições foram comandadas por Cristóvão Jacques e tinham um caráter basicamente militar, pois sua missão era aprisionar os navios franceses que, sem pagar tributos à Coroa Portuguesa, retiravam enormes quantidades de pau-brasil do litoral brasileiro.

As bandeiras eram expedições que saíam de São Paulo em direção ao sertão brasileiro, com o objetivo de descobrir metais preciosos e capturar indígenas para serem escravizados.

Países como a Índia, Laos e o Vietnã, localizados no sudeste asiático, se beneficiam da influência dos ventos monções para o desenvolvimento de atividades econômicas, mais precisamente, na prática agrícola, no cultivo de arroz.

As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a Capitania de São Paulo e a Capitania de Mato Grosso.

Na Ásia de Monções, a agricultura é a principal atividade econômica, porém esta prática não traz bons lucros para o país, pois os produtos são utilizados pela própria estabilidade do país. Seus principais produtos são: arroz, trigo, sorgo, juta, amendoim, café, chá entre outros.

A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina.

9Diferente das bandeiras, as monções eram expedições fluviais que se realizaram entre Araritaguaba – atual Porto Feliz – (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) nos séculos XVIII e inícios do XIX, percorrendo os rios Tietê, Paraná, Pardo, Coxim, Taquari, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá.