Qual era o Plano de Metas de JK?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

27. Implantação da indústria automobilística para produzir 170.000 veículos nacionalizados em 1960.

Subdividido em setores, o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek era marcado por investimentos em estradas, em siderúrgicas, em usinas hidrelétricas, na marinha mercante e pela construção de Brasília e baseava-se em “30 metas”, divididas em: Setores da energia (1 a 5), Setores do transporte (6 a 12), Setores da ...

Planejamento de metas ou plano de metas é uma forma de estabelecer e organizar as estratégias de uma organização para que ela atinja seus objetivos empresariais. Ele compreende a primeira etapa da gestão de metas, que é o processo de estruturação e acompanhamento de metas, desde sua criação até os resultados.

(IDCAP) Foram medidas do Plano de Metas de JK, exceto: a) implantação de uma indústria automobilística. b) expansão das usinas hidrelétricas (Paulo Afonso, Furnas e Três Marias). c) criação do Conselho Nacional de Educação.

Foram medidas do Plano de Metas de JK, exceto:

  • Implantação de uma indústria automobilística.
  • B. Expansão das usinas hidrelétricas (Paulo Afonso, Furnas e Três Marias).
  • C. Criação do Conselho Nacional de Educação.
  • D. Criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
  • E. Abertura de novas rodovias.

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Financiamento do Crescimento
O crescimento da indústria nacional foi financiado com empréstimos a juros negativos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico. Os grandes investimentos realizados pelo governo aumentaram o déficit público, que era financiado com criação de base monetária.

Juscelino Kubitschek empolgou o país com seu slogan "Cinquenta anos em cinco", conseguiu encetar um processo de rápida industrialização, tendo como carro-chefe a indústria automobilística.

Clique para acessar o Balanço Semestral do Programa de Metas 2021/2024 referente a período de 01 de janeiro de 2022 a 30 de junho de 2022.

Sua presidência foi marcada pelo Plano de Metas, ação que concentrou-se no desenvolvimento de setores como energia, transporte, alimentação, indústria de base, educação e a meta-síntese, que foi a construção da nova capital Brasília, com o slogan de "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal ...

Juscelino Kubitschek

O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.

Kubitschek investiu maciçamente no desenvolvimento de estradas, no crescimento industrial, sobretudo da indústria pesada, e foi o responsável pelo ambicioso projeto da construção de Brasília como nova capital do Brasil.

Esse era um programa econômico que estipulava 31 metas, que buscavam promover o desenvolvimento do Brasil em áreas consideradas estratégicas: energia, transporte, indústria pesada e alimentação. Era somente a partir de investimentos maciços nessas áreas que a industrialização do Brasil seria possível.

Resumo. Resumo: A metas-síntese é uma metodologia emergente nas ciências da saúde, que permite, através da síntese de resultados de estudos primários, valorizar a evidência científica da investigação qualitativa. Objetivo: Rever conceitos e métodos mais utilizados em metas síntese.

Resposta

  • Energia (metas de 1 a 5) Energia elétrica, nuclear, carvão, produção e refino de petróleo.
  • *Transportes(metas de 2 a 12) ...
  • *Alimentação(metas de 13 a 18) ...
  • Indústrias de base (metas 19 a 29) ...
  • *Educação (meta 30) ...
  • *Brasília (meta 31)

A abertura da economia brasileira para a entrada de capital estrangeiro foi importante para o crescimento dos investimentos privados diretos das empresas multinacionais que em conjunto com a política de substituição de importação favoreceram as empresas já instaladas no Brasil.