Qual era o peso de uma armadura romana?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

"Estas armaduras pesam entre 30 e 50 kg, é uma fração muito grande do peso do corpo da pessoa que a estava usando", disse o pesquisador britânico Graham Askew, que conduziu o estudo.

FICHA TÉCNICA

Largura59 cms.
Altura107 cms.
MaterialMadeira e metal
Peso5,5 Kg

O hóplon era o escudo (áspide) utilizado por soldados hoplitas. Tinha entre 80 e 90 cm de diâmetro, pesava cerca de 7 kg, e era, geralmente, feito de bronze ou de uma amálgama de madeira e couro.

A sarissa, feita de corniso forte e resistente, era bastante pesada para uma lança, com um peso aproximado de 5 a 6 quilos, para uma sarissa de 4,5 metros, e entre 6 e 7 quilos para uma de 5,5 metros.

Com aço bem temperado, a armadura de placas podia pesar mais de 25 kg e normalmente seu usuário requeria ajuda para vesti-la. Era comum também os donos de tais armaduras ornamenta-las. Armaduras completas de placas (como a armadura Gótica) foram usadas nas Guerras da Borgonha e nas Guerras Italianas.

Armadura Completa de Placas de Aço: R$ 7122,50 (U$ 1850,00).

92Kg

#CuriosidadeMarvel: A armadura do Homem de Ferro pesa aproximadamente 92Kg. Fabiana Dos Santos e outras 17.286 pessoas curtiram isso.

Os primeiros registros de armaduras foram feitos ainda no Império Romano, em 400 a.C. Mas os romanos (e os celtas) não se preocupavam muito com o corpo em geral: o uso mais comum era de uma espécie de rede feita de metal, couraça, bronze ou aço, chamada cota de malha que protegia o pescoço e as orelhas.

Pesava por volta de 700 gramas. Era a principal arma dos legionários.

Naquela época já era comum os soldados utilizarem couraças para proteção contra lanças, flechas e até espadas. A couraça que Golias utilizava pesava aproximadamente 57 kg.

Gálea (em latim: Galea) era o capacete utilizado pelos soldados romanos. Alguns gladiadores, também usava um Gálea de bronze com uma máscara de rosto e uma decoração, muitas vezes um peixe em sua crista.

Um hauberk de malha comprida com uma touca sobre a cabeça e polainas nas pernas usadas por um cavaleiro nos séculos XII ou XIII chegaria a cerca de 16 quilos. Uma cota de malha curta, que era a principal armadura da primeira metade da Idade Média (500-1000 dC), pesava cerca de 10 a 12 quilos.

Mesmo o equipamento comum permaneceu caro. Salets eram avaliados entre 3 e 4 livres tournois, um jacque, espartilho ou brigandine em 11 libras. Um conjunto completo de tal armadura e armamento custava cerca de 40 libras, enquanto o custo de uma lança completa era de 70 a 80 libras.”

Na Igreja podemos ensinar a respeito dos materiais usados para se fazer o escudo da fé: reverência, coragem, castidade, arrependimento, perdão, compaixão. Nela podemos aprender como montá-los e adaptá-los. Mas a fabricação e o ajuste real do escudo da fé pertencem ao círculo familiar.

Em geral, essa carga tem ficado em torno de 30 quilos. Para acoplar essa tralha extra sem literalmente matar o soldado, os militares precisaram criar jeitos de distribuí-la pelo corpo.