Qual era o papel da nobreza?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A nobreza era proprietária de terras e também chamada de senhores feudais. Este exercia poder absoluto em seus domínios, aplicava as leis, concedia privilégios, administrava a justiça, declarava a guerra e fazia a paz.

A principal atividade da nobreza era a GUERRA. E como os nobres tinham MONOPÓLIO das armas, ofereciam proteção e, em troca, exigiam ser sustentados pelos camponeses. O trabalho manual era visto pelos nobres como uma atividade indigna. As principais ocupações da nobreza eram a guerra, as caçadas e os torneios.

A nobreza, formada pelos donos dos feudos ou senhores feudais, era a classe mais alta do feudalismo. Dona das grandes propriedades rurais, ela exercia poder absoluto sobre as demais classes. Dessa forma, a classe se dividia em suseranos, que eram os donos da terra, e vassalos, que eram os servos trabalhadores.

1 Que tem título nobiliárquico; que pertence à nobreza; aristocrata, cavalheiresco, fidalgo. 2 por ext Que tem ascendência ilustre: É de família nobre, porém arruinada. 3 fig Que revela elevação moral, grandeza de alma; altruísta, compassivo, generoso.

Sociedade no Antigo Regime
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.

A aristocracia, ou a nobreza, da época medieval era constituída precisamente por indivíduos que possuíam detenção de terras e algum tipo de influência ou poder político.

A Nobreza, uma das peças fundamentais do regime monárquico, integra o 2.º estado. Era um grupo privilegiado, a que se acedia pelo nascimento e pela posse da terra. Desempenhando funções militares e detendo altos cargos administrativos, a nobreza detém poder, riqueza e prestígio.

A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos.

Os grandes proprietários eram integrantes da alta nobreza, reconhecida pelos títulos de rei, príncipe, arquiduque, duque, marquês e conde. Abaixo tínhamos a pequena nobreza, sendo composta pelos viscondes, barões e cavaleiros.

Nobreza: era formada pelos reis e nobres que mantinham juramentos de fidelidade com os monarcas. Controlavam terras e possuíam servos trabalhando em seus domínios, sendo também os responsáveis pela administração do reino. Por fim, era a classe que detinha o poder militar e que guerreava quando necessário.

O senhor feudal e sua família viviam nos castelos ou em grandes mansões, dependendo do seu poder e finanças. Os camponeses e demais trabalhadores que tinham obrigações para com o senhor, eram por eles protegidos e da mesma forma, o castelo contava com a proteção dos seus súditos.

Normalmente ligados ao soberano por laços de parentesco, a nobreza sustentava-se pelos serviços prestados ao rei, como a conquista de novas terras.

Realeza: você sabe o significado de cada título de nobreza?

  1. 1 - Rei/ Rainha. Correspondem aos chefes de Estado da monarquia. ...
  2. 2 - Rainha consorte. ...
  3. 3 - Príncipe/ Princesa de Gales. ...
  4. 4 - Príncipe/Princesa. ...
  5. 5 - Duque/ Duquesa. ...
  6. 6 - Conde/ Condessa. ...
  7. 7 - Visconde/ Viscondessa.

Ordem hierárquica dos títulos de nobreza

  1. Duque. O título de Duque é o mais alto patamar dos membros da aristocracia, hierarquicamente logo abaixo do Rei. ...
  2. Marquês. Abaixo do Duque há o título de Marquês. ...
  3. Conde. ...
  4. Visconde. ...
  5. Barão.