Qual era o outro nome da peste negra?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A Peste Negra, também conhecida por Peste Bubônica, é uma doença de contágio pela secreção de outro indivíduo ou contágio por via respiratória, causada pela bactéria chamada de Yersinia pestis, e é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados.

Para curar da peste negra era necessário isolar o doente. Não haviam medicações efetivas. Mesmo assim, o contágio atingiu e matou os habitantes de aldeias inteiras, esvaziou mosteiros e assustou populações. As autoridades decretavam o isolamento das regiões atingidas.

Epidemia mais devastadora da história da humanidade, a Peste Negra matou entre 75 e 200 milhões de pessoas no século 19, o que se traduz numa percentagem entre 30 e 60% da população da Europa.

Transmissão. A transmissão da Peste na forma bubônica ocorre por meio da picada de pulgas infectadas. Na forma pneumônica, a transmissão se dá por gotículas aerógenas lançadas pela tosse no ambiente.

1. Tumor inflamatório e, geralmente, supurado da virilha devido a doença infeciosa (peste) ou venérea (blenorragia, cancro mole ou doença de Nicholas-Favre). 2.

A partir de 1895 até 1897, Yersin aprofundou seus estudos sobre a peste bubónica. Em 1895 regressou ao Instituto Pasteur em Paris e com Émile Roux, Albert Calmette e Armand Borrel, preparou o primeiro soro anti-peste.

O primeiro e o maior surto de peste negra ocorreu entre 1348 e 1350, mas outros surtos aconteceram ao longo de todo o século XIV. A peste foi uma doença que esteve presente na vida dos europeus até 1720, quando o último surto foi registrado em Marselha, na França.

Volta da peste negra? Não, muito provavelmente esse relato individual não é o retorno da doença responsável pela peste negra, também conhecida como a peste bubônica, durante a Idade Média. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença é, na maioria dos casos, transmitida por pulgas que são infectadas por roedores.

SITUAÇÃO MAIS RECENTE DA PESTE BUBÔNICA:
O caso relatado acometeu um camponês da cidade de Bayannur. Em Madagascar, um dos países mais afetados pela doença, houve um surto com 300 casos em 2017. Em 2019, duas mortes foram relatadas na Mongólia após pessoas que ingeriram carne crua de marmota.

Os Vírus Mais Mortais do Mundo

  • Encefalite equina oriental;
  • Encefalite equina ocidental;
  • Encefalite equina Venezuelana;
  • Encefalite japonesa;
  • Encefalite do oeste do nilo;
  • Encefalite transmitido por carrapato;
  • Febre do carrapato do colorado.

maior vírus do mundo foi descoberto por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Chamado de tupanvirus, ele não faz mal a seres humanos e pode, no futuro, ajudar a diagnosticar várias doenças.

A varíola assombrou o mundo por mais de 3 mil anos, pois, sua transmissão, por meio do vírus orthopoxvírus variolae, acontecia de uma pessoa para outra, por vias respiratórias. Entre os principais sintomas, os infectados tinham febre, seguida de erupções na garganta, na boca e no rosto.

"Ela é tratada com antibióticos", explicou o especialista. "Mas, embora possa parecer alarmante por ser uma doença infecciosa grave emergindo no Oriente, no momento pode ser facilmente tratada", acrescentou Dryden.

O mundo pós-peste negra "não melhorou por sua renovação". O monge francês Guillaume de Nangis lamentou que os homens se tornaram mais "avarentos e compreensivos", "gananciosos e briguentos" e envolvidos em mais "brigas, disputas e ações judiciais". A escassez de trabalhadores na sequência da epidemia foi aguda.

A peste negra foi uma pandemia de peste bubônica, uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, que é encontrada em ratos. Essa bactéria é transmitida para os seres humanos por meio das pulgas dos ratos, e, quando as pulgas alojam-se em seres humanos, a transmissão acontece.

1346 – 1352

A Peste Bubônica é uma das três doenças causadas pela bactéria Yersinia pestis: as outras duas são peste septicêmica e peste pneumônica. O microrganismo é transmitido principalmente por pulgas que atingem animais de pequeno porte, como ratazanas.

A peste bubônica marcou um dos capítulos mais mortais e sombrios da história humana. Estima-se que até 200 milhões de pessoas morreram.

O uniforme era composto por uma máscara de bico de corvo com dois orifícios laterais para que fosse possível respirar, em que, no seu interior eram colocadas misturas de ervas, flores e especiarias medicinais, sendo que, o bico deveria ser comprido o suficiente para dar tempo de purificar o ar “contaminado”.

Acreditava-se que eles causavam desequilíbrio nos fluidos corporais do paciente e ainda tinha-se certeza de que perfumes fortes poderia proteger da peste. Puro desconhecimento científico! A ideia das máscaras era justamente evitar que o miasma chegasse ao nariz dos médicos.

febre amarela

A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.