Qual era o orgulho de Ezequias?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

Este profeta tinha muita fé e constantemente alertava o povo sobre a consciência do pecado e do quanto isto desagradava a Deus. Além disso, ensinava os mandamentos para que o povo pudesse se aproximar de Deus. Logo quando começou a reinar Ezequias reparou e purificou o templo.

O reinado de Ezequias
Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá. Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo.

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração… porque acreditava que a oração pode mudar as coisas. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.

25Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

Por outro lado, durante os 15 anos, Ezequias teve um filho, Manassés, que foi um dos piores reis de Judá, não somente idólatra, mas também perverso, pois chegou a oferecer seus próprios filhos aos ídolos das nações (2 Crônicas 33:1-7).

O rei Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Depois, foi até o Templo, pôs a carta ali, na presença de Deus, o SENHOR, e orou assim: — Ó SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel, que estás sentado no teu trono que fica acima dos querubins! Só tu és Deus e governas todos os reinos do mundo.

Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava. Este é o momento para virarmos também as costas para todas as coisas desta vida que não são tão importantes.

Na época em que a Assíria conquistava Israel, Ezequias tornou-se rei em Judá. Ele foi capaz de liderar o povo para uma maior retidão, talvez porque viu o que estava acontecendo com Israel e temeu a ameaça dos assírios à sua própria nação.

Ezequias então, comete um dos piores erros que qualquer rei poderia cometer em Israel e Judá: “abre as portas de sua casa e mostra todos os seus tesouros a Merodaque-Baladã, um babilônico”.

Para pagar o tributo a Senaqueribe, Ezequias usou os tesouros do Templo e do palácio em Jerusalém (2 Reis 18:14-16). Mas Senaqueribe, através de seu enviado Rabsaqué, afrontou a Ezequias e ao Senhor.

Isaías 36–39: A História do Rei Ezequias.

O Salmo 116 é atribuído, por alguns eruditos, ao rei Ezequias, rei de Judá. Esse homem piedoso enfrentou dois graves problemas na vida. Foi atacado pelo poderoso império assírio e foi atingido por uma enfermidade mortal. De ambos os problemas, Deus o livrou.

Sua vida teve erros, mas ele fez do arrependimento e da mudança de vida uma constante. Não foi um rei perfeito, mas foi fiel a Deus e o Pai lhe concedeu o que pediu. Por causa da fé e oração, Deus curou Ezequias.

2 Reis 20. 1 Naquele tempo Ezequias ficou doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará .

Josias tinha 8 anos quando foi coroado rei de Judá. Ele foi um bom rei e amava o Senhor. Ele queria ajudar seu povo, os israelitas, a obedecer ao Senhor e parar de adorar ídolos.

Acaz, tornou-se rei de Judá por ocasião do falecimento de seu pai Jotão (735 ª. C), e por volta de 400 ª. C, o Egito toma conhecimento desse relógio solar. A medição do tempo, através das sombras logicamente pelas suas limitações quanto a precisão, fomentava uma natural busca ao seu aperfeiçoamento.