Qual era o objetivo principal dos jesuítas?
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.
Qual foi o objetivo da criação da Ordem dos jesuítas?
Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios. Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
Qual o papel dos jesuítas para a educação brasileira?
Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.
Como os jesuítas ensinavam?
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
Que objetivo procuravam atingir os jesuítas através da escola de primeiras letras?
As Escolas Jesuítas tinham como objetivo catequizar e converter os nativos habitantes do novo mundo à religião católica.
Por que os jesuítas foram expulsos do Brasil?
Na segunda metade do século XVIII, a presença dos jesuítas no Brasil sofreu um duro golpe. Nessa época, o influente ministro Marquês de Pombal decidiu que os jesuítas deveriam ser expulsos do Brasil por conta da grande autonomia política e econômica que conseguiam com a catequese.
Quais são as características das missões jesuíticas?
As missões jesuíticas
Foi uma resposta às reformas religiosas propostas por Martinho Lutero, algo que teve início em 1517. As missões jesuíticas foram expedições de doutrinação religiosa organizadas pela Companhia de Jesus do século XVI ao século XVIII. Essas expedições foram realizadas na América e na África.
Como as missões jesuítas contribuíram?
As missões jesuíticas contribuíram para a expansão Territorial da América portuguesa porque eles conseguiram explorar territórios antes inimagináveis devido aos processos de criação de acampamentos e explorações via navegação fluvial e também pela Via terrestre.
Como os jesuítas viam os índios?
As Reduções Jesuíticas
Também conhecidas como missões, as reduções foram aldeamentos criados pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, com o objetivo do catequizar os índios brasileiros, além de transmitir para eles os costumes e a cultura europeia.
Quem são os jesuítas hoje?
Hoje há mais de 20 mil membros da ordem em mais de cem países. A missão da ordem sempre foi "evangelizar" e expandir conhecimento e educação, conta o padre João Roque Rohr, reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma, em entrevista à BBC Brasil.
Qual foi o método educacional utilizado pelos jesuítas?
expositivo
O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.
Qual foi o legado deixado pelos jesuítas no Brasil?
Eles ajudaram a formar nossa música, nossa poesia, nosso idioma, nossas bibliotecas". Os jesuítas eram padres jovens, de origem europeia. Cruzar o oceano, conhecer tribos indígenas e viver em uma terra pouco explorada era uma grande aventura.
Como o ensino jesuíta era considerado?
O ensino jesuítico foi consi derado excessiva mente dogmático, decadente, autoritário e ultrapassado" (livro base, p. 83).
Como se chamava as aulas que os jesuítas?
Mar- quês de Pombal foi o responsável pela expulsão dos jesuítas e implementação da nova reforma educacional que ficou conhecida como aulas régias. Foi com estas aulas que surgiu no Brasil o primeiro sistema de ensino público.
Porque os jesuítas eram contra a escravidão dos índios?
Os portugueses encontraram inúmeras dificuldades em capturar indígenas para esse fim. Além destes conhecerem muito bem o território, os padres jesuítas tornaram-se empecilhos para a escravidão, porque defendiam os índios para serem catequizados.