Qual era o objetivo do Romantismo no Brasil?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.

Temas principais
Esse período foi marcado por um forte sentimento de busca de identidade nacional, já que éramos um país recém-independente. Dessa forma, a primeira fase do Romantismo no Brasil apresentou como temas principais o amor impossível, o índio, a saudade da pátria, a natureza e a religiosidade.

O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações. O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que consagrou grandes nomes de nossa literatura.

Além do nacionalismo, é notável uma intensa busca por liberdade nas práticas artísticas do Romantismo. As formas clássicas foram, senão abandonadas, reformuladas e criticadas por muitos românticos. Em substituição, a liberdade de criação era uma das maiores máximas do movimento.

Os românticos utilizavam a exaltação da natureza e da liberdade como um mecanismo para fugir da realidade, objetivo alcançado quando o escritor voltava-se para paisagens novas, como a selva brasileira.

O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. Além de acontecimentos históricos contemporâneos, também tinha como temática culto à natureza.

O romantismo se caracterizou pela ênfase nas emoções, no individualismo e na exaltação da natureza. Por esses motivos, o movimento é entendido como uma reação ao racionalismo e ao materialismo exacerbados difundidos pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial.

Contrário aos valores clássicos de equilíbrio e harmonia, ele se manifestou em diversos campos: literatura, pintura, escultura, arquitetura e música. A arte, que antes era de caráter nobre e erudita, passa a valorizar o folclórico e o nacional. Ela ultrapassa as barreiras da Corte e começa a ganhar a atenção do povo.

Contexto histórico do Romantismo no Brasil
Um dos mais importantes movimentos artísticos do século XIX, o Romantismo está diretamente relacionado com a ascensão da burguesia a partir do fim do Antigo Regime e com as novas relações de trabalho e a urbanização que surgiam a partir da Revolução Industrial.

A prosa romântica introduziu o Romantismo no Brasil. Embora ainda segundo os padrões europeus, na linha de romances como Walter Scott e Honoré de Balzac, a prosa romântica foi determinante para o estímulo à arte nacional e ao sentimento nacional.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães, renomados escritores do século XIX.

Refletindo sobre a origem da palavra 'romantismo', descobrimos que ela nos remete ao substantivo roman, palavra que, diante do desgaste da língua latina na Europa, expressava, no francês antigo, o conjunto das diferentes línguas populares 'faladas', consideradas vulgares, em oposição à língua culta e escrita, o latim.

Por isso, a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separasse de Portugal, buscando no passado histórico elementos de origem nacional.

O Romantismo veio romper com as barreiras do movimento artístico e literário anterior - o Arcadismo - que buscava reavivar a cultura greco-latina e tinha como características o racionalismo, o universalismo, o objetivismo e o bucolismo.

O ano de 1881 é considerado marco final do romantismo, quando são lançados os primeiros romances de tendência naturalista e realista (O mulato, de Aluísio Azevedo, e Memórias de Brás Cubas , de Machado de Assis), embora desde 1870 já ocorressem manifestações do pensamento realista na Escola de Recife, em movimento ...

O Romance Romântico busca responder às exigências do público leitor mediano do fim do século XVIII e início do século XIX.

O romance urbano é uma narrativa longa cujo principal espaço de ação dos personagens é a cidade, em oposição ao campo. Nesse sentido, a cultura e os problemas da cidade são evidenciados nesse tipo de narrativa.

A prosa romântica é dividida em quatro tipos: urbana, regionalista, histórica e indianista.