Qual era o objetivo do método BH?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A obra nos mostra o modo como se configurava o “Método B.H” que foi entendido como caminho e meio para sair das dificuldades do momento, tendo como objeto de pesquisa a classe oprimida e, como objetivo principal, a transformação da sociedade e do homem por meio da conscientização, capacitação e organização.

Em meados dos anos 80, Leila Lima Santos ingressa no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), passando a exercer a difícil tarefa da diplomacia internacional em áreas de conflito na perspectiva da defesa dos direitos humanos, certamente uma representação pioneira, nessa área, do Serviço Social ...

Além das indústrias tradicionais, como construção civil e panificação, comuns na maioria dos municípios, a primeira capital planejada do país abriga indústrias de grande destaque nos cenários nacional e internacional. Entre elas, a maior do setor de eletrodomésticos do Estado: a Suggar.

Sabe-se que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social teve por objetivo a construção de um perfil profissional mais crítico, para uma melhor orientação e redimensionamento do exercício profissional do Serviço Social. A partir dessa premissa perguntamos a profissional o que a mesma compreende por este movimento.

Destarte, longe de possuir uma homogeneidade, tal movimento se expressou, de acordo com Netto (2010), em três vertentes: vertente modernizadora, vertente de reatualização do conservadorismo e a vertente de intenção de ruptura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão.

III – A primeira vez que o Serviço Social brasileiro se nutriu da teoria marxista foi em 1967.

A institucionalização do Serviço Social se deu devido à relevância da profissão, ou seja, significa como e quando o serviço social foi visto como uma profissão relevante e de importância para a sociedade os quais expuseram a emergência em ofertar respostas às expressões da questão social.

Alternativas: a) É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação se apresenta de forma mais crítica nos países do eixo sul do que no Brasil.

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Em 1701, o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à Serra de Congonhas à procura de ouro. Em lugar do metal, encontrou uma bela paisagem, de clima ameno e próprio para a agricultura.

A nova capital de Minas Gerais, projetada pela engenheiro Aarão Reis, foi fundada em 1897, por meio da implementação de um moderno projeto de planejamento urbano, que primava pela construção de grandes avenidas, ruas arborizadas e bairros planejados.

Em 11 de agosto de 1901, a nova capital de Minas Gerais passava a se chamar oficialmente Belo Horizonte – na grafia antiga, Bello Horisonte .

Hoje comemoramos a posição de maior supermercadista de Minas Gerais e a quinta maior rede do Brasil, alcançando a marca de 260 lojas próprias.

Há 25 anos no mercado, o Supermercados BH, fundado por Pedro Lourenço, abriu a 253ª loja, no Vale do Sereno, em Nova Lima, voltada ao mercado de luxo da região. Com 25 mil colaboradores, o empresário mineiro também comemora o crescimento histórico da rede mineira, a sétima maior do país, de R$ 11 bilhões em 2021.

E o Movimento de Reconceituação vem reformular a prática dos assistentes sociais, propondo uma prática sistemática e científica, tornando-se o ponto de partida para um Serviço Social crítico, a qual tem grande influência no exercício profissional na contemporaneidade.

José Paulo Netto em Ditadura e Serviço Social (2007), o qual interpreta o referido movimento de reconceituação por meio de três vertentes teóricas, quais sejam: modernização conservadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura.

A acção do Serviço Social foi sendo desenvolvida maioritariamente com base em pressupostos de regulação, normalização e moralização da classe burguesa em relação à classe operária, ou seja, acreditava-se que as “questões sociais” que derivavam da Revolução Industrial, colocavam em causa a ordem social e o modo de vida ...

Resumo: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

Os fundamentos do trabalho do Serviço Social são aqui entendidos na perspectiva das Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), ao afirmarem que a intervenção do assistente social deve ser composta de três dimensões: teórico-metodológica, ético-política e técnico- operativa.