Qual era o objetivo do enciclopédia?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O objetivo principal da Enciclopédia era compilar todo o conhecimento relevante da época de todas as áreas do conhecimento, como: História, Geografia, Economia, Matemática, Filosofia e Artes.

A Enciclopédia (que chegou a ser chamada de “o livro dos livros”) permitiu que, pela primeira vez, o conhecimento científico, artístico e filosófico da época estivesse à disposição do público em geral – incluindo aí todas as idéias liberais que vinham surgindo, sendo a coleção a principal reunião das teses iluministas ...

en·ci·clo·pé·di·a a. 1. Obra em que se tratam muitos ramos da actividade e do saber humano.

Em junho de 1751, Diderot e d'Alembert apresentavam ao mundo o primeiro volume da Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Os últimos de seus 28 volumes saíram em 1772.

O objetivo de uma enciclopédia era, segundo Diderot, reunir e divulgar todos os conhecimentos racionais humanos, contribuindo para o esclarecimento geral e para o desenvolvimento dos conhecimentos técnico das sociedades.

O Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época. Para isso, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso.

O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.

Resposta verificada por especialistas
As enciclopédias passaram a ser escritas com o principal objetivo de distribuir conhecimento, fazendo com que a educação e a informação fossem aspectos mais fáceis de se conseguir.

Jean Baptiste le Rond D'Alembert

Sob responsabilidade de Denis Diderot (1713-1784) e Jean Baptiste le Rond D'Alembert (1717-1783), foi lançado em Paris, no ano de 1751, o primeiro volume da Encyclopédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers.

Wikipédia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

a) O enciclopedismo foi um movimento que empreendeu a reunião de vários artigos onde os mais expressivos pensadores do iluminismo registravam as suas ideias. Através da reunião desses artigos, era montada uma grande enciclopédia capaz de aglomerar as várias manifestações de conhecimento da era iluminista.

Enciclopédias podem falar de assuntos gerais
Olha, tem opções que mostram definições, dicas e curiosidades dos tópicos que falam. Elas costumam vir em ordem alfabética, ou seja, as palavras ficam organizadas de acordo com a primeira letra, tá? E dá pra achar tipos diferentes desses livros.

A enciclopédia foi organizada como um compêndio de textos sobre descobertas consideradas importantes do ponto de vista do iluminismo. Na raiz da palavra, enciclopédia significa "o ciclo completo do aprendizado", e tinha como objetivo ser uma ferramenta do conhecimento para a humanidade.

A maioria tinha mesmo que ir a uma biblioteca. Com o tempo, surgiram as enciclopédias em fascículos comprados em bancas de jornal. Toda semana um novo fascículo, que depois, juntos, formariam um volume de capa dura, e com o tempo, diversos volumes formariam a enciclopédia completa.

Este movimento, representado pelos enciclopedistas d'Alembert e Diderot, tinha como objetivo principal a catalogação e divulgação do conhecimento iluminista, através da escrita, publicação e divulgação da Enciclopédia.