Qual era o objetivo do empate?

Perguntado por: lzanette7 . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O empate é uma tática de ação intermediária usada (ou recriada) por ativistas seringueiros, como Wilson Pinheiro e Chico Mendes, e consiste em perfilar no meio da floresta, homens, mulheres, crianças e anciãos com o objetivo de impedir a sua destruição.

Chico Mendes foi um ambientalista, sindicalista, seringueiro e símbolo da luta pela preservação da Amazônia. Foi assassinado pelos donos de terras opositores à sua luta. Chico Mendes ficou conhecido mundialmente por sua luta pela preservação da Amazônia.

Além do seu exemplo, as ideias de Chico Mendes foram transformadas em realidade com a criação áreas de preservação específicas para os extrativistas. Também seus ideais foram reunidos no Instituto Chico Mendes, uma ONG que capitaliza recursos para a preservação da floresta e do seu povo.

Para os seringueiros, o termo “Empate” já é uma derivação do "Empatar" que tem sentido de "impedir" que outros homens causem problemas e coloquem em risco o seu viver. ou fazendeiros. Em muitos Empates, os seringueiros "perdem", não conseguindo impedir ações danosas aos seus seringais.

Chico liderou a organização do 1º Encontro Nacional dos Seringueiros, em 1985, onde mais de 100 seringueiros criaram um Conselho Nacional, entidade representativa e que elaborou a proposta original de reforma agrária, com as Reservas Extrativistas.

Francisco Alves Mendes Filho

Francisco Alves Mendes Filho, popularmente conhecido como Chico Mendes, nasceu em 1944 no seringal de Porto Rico, em Xapuri (AC), filho de Francisco e Maria Rita, migrantes nordestinos que foram para o Acre em busca de oportunidades.

O principal legado de Chico Mendes são as Reservas Extrativistas, que representam a primeira iniciativa de conciliação entre proteção do meio ambiente e justiça social, antecipando o conceito de desenvolvimento sustentável que surgiu com a Rio 92.

"Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário.

Resumo: O movimento dos seringueiros tem sido interpretado como um movimento local, que eclodiu no Brasil em torno de questões fundiárias.

Quem foram os ambientalistas que fizeram história?

  • Jacques Cousteau: o desbravador do mundo subaquático.
  • Jane Goodall: primatóloga focada nos chimpanzés.
  • David Attenborough: a voz da natureza.
  • Chico Mendes: o defensor da Amazônia.

Chico Mendes é conhecido por ser um dos principais homens a lutar pelos seringueiros, sendo que o mesmo foi assassinado justamente por sua luta em defesa dos mesmos. Somente em 1990, 10 anos após a sua morte, foi criada a primeira reserva para o extrativismo por parte dos seringueiros. Abraços!

O movimento ambientalista é um movimento ecológico, político e social que busca cuidar do meio ambiente. Seu foco é reparar os danos causados pelo homem na natureza e desenvolver métodos de progresso material que não danifiquem o meio ambiente.

Chico Mendes foi assassinado a tiros em 22 de dezembro de 1988 no quintal de sua casa em Xapuri (AC). Pouco mais de um ano depois de sua morte, no começo de 1990, foram criadas as primeiras reservas extrativistas do país, por meio de decreto do governo federal.

Na região, não interessava aos proprietários das terras implantar escolas onde funcionavam os seringais – a maioria dos trabalhadores era analfabeta. Mesmo assim, Chico Mendes aprendeu a ler aos 16 anos, ensinado pelo militante comunista Euclides Távora, que estava exilado em Xapuri.

Seringueiro é o personagem típico da região dos seringais. É aquele que extrai o látex das seringueiras e viabiliza sua transformação em borracha natural. Seringalista é o proprietário do seringal.

Os seringueiros recrutados pelo governo para trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial nos seringais da Região Amazônica - os chamados "soldados da borracha" - poderão comprovar ter exercido a atividade por meio de prova exclusivamente testemunhal e, assim, receber pensão vitalícia.

Historicamente, os povos indígenas, principalmente do Acre, viam os seringueiros como homens brancos, iguais aos demais.

O maior legado que se pode deixar aos filhos é a verdadeira Educação. Aquela que inclui conhecimento, ética, solidariedade, gentileza, integridade. Em qualquer lugar do mundo, em qualquer fase da vida, quem tem Educação tem tudo pra ser feliz e bem sucedido.

Qual LEGADO você quer deixar, pelo quê deseja ser lembrado? Legado é aquilo que construímos durante a vida, e que, mesmo quando não estivermos mais neste mundo, vai continuar falando por nós. Gostaria que você, leitor, fizesse um pequeno exercício. Se você puder, feche os olhos por um momento.