Qual era o objetivo de Napoleão ao decretar o Bloqueio Continental?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Para tentar dominá-la, Napoleão usou a estratégia do Bloqueio Continental, ou seja, decretou o fechamento dos portos de todos os países europeus ao comércio inglês. Pretendia, dessa forma, enfraquecer a economia inglesa, que monopolizava o mercado consumidor europeu com seus produtos manufaturados.

E como Portugal se posicionou diante dele? Resposta: O Bloqueio Continental. Lavrado em 21 de novembro de 1806, o documento estabelecia que todos os portos da Europa deveriam fechar suas portas para as embarcações inglesas.

Nesse período, a França era governada por Napoleão Bonaparte, o qual defendia os interesses da burguesia francesa. Deste modo, Napoleão desejava derrubar a Inglaterra.

Seu objetivo era derrotar as antigas monarquias absolutistas que existiam na Europa. Seus principais inimigos foram a Áustria, a Rússia e a Inglaterra.

O Bloqueio Continental foi uma medida imposta pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, em 1806, a partir da qual os países europeus estavam proibidos de manter qualquer relação comercial com a Inglaterra. O objetivo desse bloqueio era arruinar a economia inglesa e expandir o domínio da França sobre a Europa.

Por não romper relações comerciais com os ingleses, em 1808, a família real portuguesa decidiu se mudar para o Brasil, fugindo das tropas napoleônicas. O fim do Bloqueio Continental ocorreu em 1813, com o fim do domínio da França napoleônica sobre a Europa.

As reações adversas (efeitos colaterais) causadas pelo Bloqueio continental foram: 1. Os britânicos passaram a apreender e confiscar os navios de países neutros que se dirigiam aos portos franceses. Desse modo, houve escassez de produtos coloniais nos países participantes do Bloqueio, inclusive na França.

O Bloqueio Continental criado por Napoleão, impedia com que os países da Europa comercializassem com a Inglaterra. Porém, Portugal, muito aliado aos ingleses, não aceitou esse bloqueio, e por isso, rompeu-o, partindo com a corte para o Brasil. Imediatamente, Napoleão invadiu e acabou com Portugal.

O Bloqueio Continental teve resultados contraditórios para o comércio. Nem todos os setores da economia foram afetados negativamente. No Reino Unido, a importação de produtos coloniais permaneceu intocada, enquanto os entraves no fornecimento de têxteis e madeira não afetaram a produção industrial britânica.

O Governo de Portugal se recusava á aderir ao bloqueio devido á sua aliança com a Inglaterra, da qual era extremamente dependente. Suas riquezas vinham de suas colônias, principalmente do Brasil. Com um reino decadente, Portugal não tinha como enfrentar Napoleão.

Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota. Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.

Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.

O Império Napoleônico (conquistas napoleônicas e aliados):
- Países e regiões conquistadas: Espanha, Reino da Itália, Reino de Nápoles, Grão Ducado de Varsóvia, Córsega, Baviera, Confederação do Reno e Vestefália. - Estados independentes aliados: Reino de Portugal, Império Otomano, Sardenha e Sicília.

Conquista do poder
À frente do comando das tropas instaladas na Itália, Napoleão conseguiu vitórias muito importantes para seu país. Ele liderou os exércitos que derrotaram os austríacos e marchou com suas tropas para dentro da Áustria. Isso forçou a Primeira Coligação a procurar negociar paz com os franceses.

21 de novembro de 1806 – 11 de abril de 1814

"Na verdade, quem fez a independência do Brasil foi o Napoleão Bonaparte porque todos os acontecimentos que precipitaram a separação do Brasil e de Portugal começaram primeiro na Revolução Francesa de 1789 e depois na ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a seu enfrentamento contra as monarquias da época.

letra a >Napoleão respondeu a essa desobediência invadindo a Rússia em 1812 , com um poderoso exército formado por 600 mil soldados e 180 mil cavalos.

Em 1805, após a derrota da marinha francesa e espanhola para a marinha inglesa (que, mais uma vez, havia demonstrado sua superioridade naval), Napoleão desistiu de invadir a Inglaterra e passou seus interesses para a conquista do continente europeu (Europa continental).