Qual era o objetivo das imagens da arte bizantina?
O principal propósito era orientar as pessoas na devoção cristã. Considerada o primeiro estilo de arte cristã, a arte bizantina era comandada pelo clero, que tinha a incumbência de organizar as artes.
Qual a importância dos ícones bizantinos?
Pintura bizantina: os ícones feitos em têmpera
Essa linguagem tem nos ícones uma nova maneira de se expressar. A palavra ícone vem do grego e significa "imagem". Nesse contexto, eles constituíam figuras de santos, profetas, mártires e outras personalidades sacras, como Jesus, Virgem Maria e os apóstolos.
Qual a principal expressão da pintura bizantina?
O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores. Plasticamente, o mosaico bizantino em nada se assemelha aos mosaicos romanos.
Quais são as principais características da arquitetura bizantina?
Arquitetura Bizantina foi aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. O período bizantino na arquitetura ficou marcado pela ascensão do cristianismo e criação de novas técnicas construtivas.
Como as figuras humanas são representadas?
A forma humana é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas (lei da frontalidade).
Qual é o objetivo de um mosaico?
Mosaico é uma técnica artística executada com pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
O que os mosaicos bizantinos ilustravam?
Os mosaicos ganham destaque especial na arte Bizantina como expressão máxima desse período. Os mosaicos eram confeccionados com pequenos pedaços de pedras e vidros sobre cimento fresco. Os mosaicos ilustravam além das passagens bíblicas, retratos do imperador.
Qual a importância da arte do mosaico?
O mosaico, chamado de “Arte Musiva”, é uma arte visual que reflete, por meio da linguagem não verbal, a história sociocultural de um povo. A Arte Bizantina absorveu características da cultura de Roma, Grécia e do Oriente.
Quais as regras da arte bizantina?
Alem da frontalidade, outras regras minuciosas foram impostas aos artistas pelos sacerdotes, como a determinação do lugar de cada personagem sagrada na composição e a indicação de como deveriam ser os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos.
Quais são as influências da arte bizantina?
A arte bizantina sofreu influências do cristianismo, do helenismo grego e das culturas orientais. Essa arte pode ser observada na grandiosidade das arquiteturas e nas sutilezas das pinturas.
O que o mosaico retratava?
Eles retrataram santos ou cenas religiosas, e muitas vezes integraram materiais preciosos, como ouro e gemas. O mosaico é uma arte decorativa utilizada desde a Antiguidade até os dias atuais.
Quais as 4 artes que se destacam na arte bizantina?
A Arte Bizantina
- Arquitetura. O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. ...
- Pintura e Escultura. ...
- Mosaicos.
Por que o nome arte bizantina?
Qual a origem da Arte Bizantina? (
A Arte Bizantina se originou na cidade de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla e atualmente é Istambul. Na época da arte, ela havia sido a nova capital do Império Romano do Oriente.
Quais os principais aspectos da escultura bizantina?
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas (formas diferentes das originais).
Qual o principal destaque da arquitetura bizantina?
Sem dúvida, quando falamos em arquitetura bizantina, o principal expoente é a Catedral de Santa Sofia (Hagia Sofia ou sagrada sabedoria), localizada em Istambul. Ela foi edificada por ordem do imperador Justiniano.