Qual era o objetivo da disciplina Educação Moral e Cívica?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
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2º A Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade: a) a defesa do princípio democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignidade da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus; b) a preservação, o fortalecimento e a projeção ...

Criadas pelo Decreto Lei 869/1969, o conteúdo ensinado substituía a Filosofia e a Sociologia, disciplinas que eram ministradas até então, e visava formar o caráter dos alunos com base no que o Regime Militar considerava princípios morais, bons costumes e patriotismo, assim como orientá-los para obediência às leis e ao ...

A Organização Social e Política Brasileira se encarregava de ensinar aos estudantes o sistema político de nosso país, a Constituição e os deveres do cidadão brasileiro. A disciplina foi instituída em 1962 e foi retirada do currículo em 1993.

E a elaboração da Educação Moral e Cívica possuía os objetivos de atrair os estudantes oriundos das classes abastadas para adesão ao regime e de disciplinar os estudantes, sobretudo os de origem proletária e camponesa, para a eficácia na atividade profissional e para o afastamento do engajamento político em grupos ...

Os objetivos gerais da disciplina são aqueles que só serão mensurados ao fim do curso, e representam um norteador geral de todas as aulas ministradas. São sempre criados considerando o que se espera que seja alcançado pelos estudantes ao fim da disciplina.

A educação moral e cívica compreende a um conjunto de costumes e valores que regem as relações morais e cívicas. A ética e moral tratam-se de um conjunto de regras e conjuntos que determinam as condutas humanas.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Tanto a ética quanto a moral são assuntos que devem ser trabalhados no ambiente escolar com o intuito de nortear o comportamento dos indivíduos na sociedade em que vivem. Por ser a escola a verdadeira formadora de cidadãos, cabe-lhe a tarefa de orientar o comportamento ético e moralista dos seus educandos.

1. De cidadão ou dos cidadãos (ex.: direitos cívicos; votar é um dever cívico). 2. Que respeita o interesse público, os valores de uma sociedade, as suas instituições e as responsabilidades e os deveres do cidadão (ex.: comportamento cívico).

A Educação Física, por suas características históricas vinculadas aos preceitos higienistas e militaristas, aproxima-se de algumas práticas desenvolvidas nas aulas de Educação Moral e Cívica1 como a promoção da disciplina, da ordem, da eficiência, da moral, e sobretudo da “higiene corporal” (CASTELLANI FILHO, 2000).

e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

A disciplina foi extinta dos currículos das escolas brasileiras em 1993 pelo então presidente Itamar Franco, por não considerá-la condizente com um regime democrático.

História sobre OSPB
Em 1991, no Governo Fernando Collor, houve uma tentativa sem sucesso de revogação do Decreto-Lei nº 869, o que só teve êxitos dois anos depois em 14 de junho de 1993, através da Lei nº 8.663, sendo revogado pelo presidente Itamar Franco que então considerou a matéria desnecessária.

6 matérias dos currículos escolares brasileiros antigos

  • Canto orfeônico. ...
  • Educação Moral e Cívica. ...
  • Francês. ...
  • Latim. ...
  • OSPB. ...
  • Economia doméstica.

Exercitar a moral não gera apenas a ação, mas também forma a consciência a seu respeito. Quanto mais se desenvolve a prática, tanto mais se amplia o saber teórico. Dessa feita, a teoria adquirida estimula também a sua ação moral correspondente.