Qual era o objetivo central da Sociologia em seu surgimento?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Resumos. Este ensaio procura esclarecer o “compromisso” da sociologia com o mundo moderno formado com o desenvolvimento do capitalismo. Primeiro, examina as principais teorias clássicas. Mostra como elas nascem com os desafios com os quais se defronta a sociedade a partir de meados do século XIX.

No Brasil a sociologia teve inicio a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os pesquisadores buscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades local pesquisando vários temas para essa compreensão.

A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

Auguste Comte

Auguste Comte é um dos autores mais importantes da escola positivista e também é considerado o fundador da Sociologia.

Ciência que estuda os grupos,sua organização e sua influência sobre a vida dos indivíduos para compreender a estrutura básica da sociedade humana. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

A Sociologia surgiu no século XIX, com o objetivo de compreender os inúmeros problemas sociais, que estavam aparecendo no cotidiano, em decorrência da industrialização iniciada no século XVIII. As novas formas de produção dos excedentes na Europa provocaram o reordenamento das relações entre as pessoas.

Descrição. A sociologia contemporânea nos ajuda a perceber os caminhos que podem proporcionar uma reflexão crítica e abrangente sobre a sociedade em que vivemos.

“A sociologia pode ser definida como sendo o estudo sistemático das sociedades humanas. Essa ciência emerge a partir de um esforço intelectual distinto das sociedades modernas, e o estudo desse tipo de sociedades permanece a sua principal preocupação”.

Início da Sociologia no Brasil
A Sociologia no Brasil, ou Sociologia Brasileira, se iniciou nas décadas de 1920 e 1930. Os intelectuais da área estabeleceram que iriam se dedicar a realizar pesquisas que procuravam construir uma compreensão a respeito da formação da sociedade brasileira.

Nas décadas que se seguiriam, no entanto, a Sociologia no Brasil passou a voltar-se para os estudos que abordassem prioritariamente temas relacionados às classes trabalhadoras, tratando assim de assuntos como salário, jornadas de trabalho, ambientes de trabalho urbano e rurais, organizações e condições dos ambientes de ...

A Sociologia no Brasil é a ciência que busca compreender o funcionamento da sociedade brasileira. Ela pode ser dividida em três fases: Fase inicial (1880-1930), fase intermediária (1930 – 1940) e a fase atual (pós 1940).

Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia. O filósofo é o primeiro a teorizar a necessidade de uma ciência que estudasse a sociedade, a fim de reorganizá-la e colocá-la nos trilhos certos para o maior desenvolvimento possível.

O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.

Resposta verificada por especialistas. O contexto do surgimento da sociologia é baseado em dois acontecimentos históricos do século XIX, a Revolução Industrial e Revolução Francesa, então a reposta correta é a letra a. A sociologia foi um esforço científico para compreender os resultados destes dois processos sociais.

Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber são considerados os autores clássicos da sociologia por criarem as primeiras bases dessa ciência. Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.

Max Weber

As ciências naturais, como Física, Química, Biologia tentavam dar conta dos fenômenos naturais, enquanto a Psicologia tentava entender a mente humana; mas não havia uma ciência que analisasse a sociedade como um todo. Isso mudou com o pesquisador alemão Max Weber, considerado o pai da Sociologia.

O nome Auguste Comte está intimamente ligado ao positivismo e normalmente lhe atribuem a paternidade da Sociologia por ter usado essa palavra pela primeira vez em 1839, no seu curso de Filosofia Positiva.

Assim surge a Sociologia em pleno século XVIII, com as primeiras pesquisas sociais e nas ideias gerais do Iluminismo, como forma de entender e explicar aquelas mudanças sociais. Por isso, a Sociologia é uma ciência datada historicamente e que seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.

Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.