Qual era o nome romano de Paulo?

Perguntado por: uvargas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Tarso era um próspero centro mercantil e intelectual do mundo romano. Filho de uma família judaica da tribo de Benjamim, que gozava dos privilégios da cidade romana, ao nascer, recebeu o nome de Saulo (do hebreu), que mais tarde alterou para Paulo (do latim), depois da conversão e do batismo.

Derivado do termo "Shaul", que significa "desejado" ou "o que foi pedido a Deus", esse nome possui uma rica história que remonta aos tempos bíblicos. Dentre os personagens históricos famosos que compartilharam desse nome, destacam-se Saulo de Tarso, que posteriormente se tornou o apóstolo Paulo.

Saulo é hebraico e Paulo é latino, Saulo no hebraico significa “desejado” e Paulo (do latim Paulus) significa “pequeno, menor”. Por causa do significado de Saulo e Paulo, alguns pregadores sugerem que o próprio Paulo tenha trocado de nome por causa de sua missão, considerando-se o menor.

A epilepsia retratada ao longo da história
A outra em Atos 22, 6-16, que descreve a conversão do apóstolo Paulo.

Ouça este artigo: No dia 22 de janeiro do ano de 1532, teve início a colonização oficial (por Martim Afonso de Souza) da localidade que, hoje, conhecemos como São Paulo, com a fundação da mais antiga vila do Brasil: Vila de São Vicente.

Deriva do sobrenome romano Paulus ou Paullus, do adjetivo latino que significa "pequeno" ou "humilde". Durante a Era Clássica, foi usado para distinguir o menor de duas pessoas da mesma família com o mesmo nome.

A de Paulo era natural. Como ele não nasceu em Roma, sua cidadania era decorrente de seus pais, pois era “cidadão romano o filho cujo pai, no momento da concepção era romano e casado legitimamente” (Direito Romano, José Carlos Moreira Alves, 3ª Edição pág.

O nome Paulo tem origem no latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer “pequeno" ou "baixo”.

3:17), significa “eu pedi a Deus”.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”. Ele não tinha consciência de como o Senhor o conhecia. Jesus conhecia toda a história dele, sabia de sua personalidade, que falava impulsivamente.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

O nome de nascença é Abrão, mas depois, Deus mudou seu nome para Abraão, que trazia o significado do Plano Divino para ele. Ou seja, significava que o Criador o faria não apenas pai de um único filho, mas sim de uma multidão.

Na tela, óleo sobre tela, o artista retratou o santo de uma forma tradicional: com auréola, segurando um livro que representa as epístolas (cartas) escritas por Paulo e uma espada. De acordo com a tradição cristã, São Paulo foi decapitado no ano 64 por ordem do imperador Nero.

São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo e autor de catorze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.

Paulo ou Saulo nasceu provavelmente no ano 1 de nossa era e faleceu em 64, aos 63 anos, em Roma. Seus pais haviam emigrado da Palestina para Tarso. Judeus piedosos, evitaram matricular o filho em escolas gregas.