Qual era o nome dos três amigos de Daniel?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Depois do profeta Daniel ter decifrado o sonho do rei Nabucodonosor, este nomeou-o chefe supremo de todos os sábios da Babilónia (no Sudoeste da Mesopotâmia) e entregou a administração do território aos seus três companheiros Ananias (Sidrac), Misael (Misac) e Azarias (Abdênago).

22 E porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que levantaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. 23 E esses três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.

O rei sabia que Daniel era um homem de Deus e mudou o seu nome para Beltessazar, que significa príncipe de Baal, no intuito de integrá-lo a uma religião pagã, mas não adiantou, porque Daniel continuou firme no seu propósito de ser um homem de Deus.

Daniel chega a Babilônia
Entre esse grupo estava Daniel e seus amigos: Hananias, Misael e Azarias.

Entre esses jovens estavam Hananias, Misael e Azarias, além, é claro, de Daniel. Como já dissemos anteriormente, os três jovens, assim como ocorreu com Daniel, também receberam nomes babilônicos (Dn 1:7). A troca de nomes era uma prática muito comum na época, e geralmente indicava o início de uma nova fase na vida.

Abede-Nego foi o nome da babilônico dado a Azarias, um dos três companheiros de Daniel (Daniel 2:49). Com Sadraque e Mesaque, ele foi libertado da fornalha acesa (Daniel 3:12-30).

Marduk

Nabucodonosor acreditava em um deus supremo chamado "Marduk" e mandou restaurar o "Esagil", templo no qual o deus Marduk reina no meio da assembleia dos deuses da Babilônia, da qual é o soberano.

(A semelhança de nomes: Belsazar era o filho do rei Nabuconosor. Já Beltessazar foi a forma com que Daniel passou a ser chamado pelo rei Nabuconodosor).

Admitidos na corte do rei da Babilónia, "o chefe dos eunucos impôs-lhe novos nomes: a Daniel o de Baltazar, a Ananias o de Sidrac, a Misael o de Misac e a Azarias o de Abdênago" (Daniel 1, 7).

O reino da Babilônia conquistou Jerusalém. Alguns dos rapazes mais inteligentes e fortes foram tirados de sua família em Jerusalém e levados à Babilônia para servir ao rei. Daniel e seus amigos estavam entre esses rapazes. Eles foram escolhidos para servir na corte do rei e se tornarem seus sábios.

O rei mandou aquecer a fornalha sete vezes mais, ficou enfurecido de forma que os jovens não foram poupados, mas eles não foram abandonados pelo Senhor (Dn. 3:24-25). 1.4. Pesquisas revelam que as duas formas que o ser humano mais teme morrer é pela água(afogamento) e pelo fogo(incêndio).

Mesaque: Significa “quem é como Deus”, “ninguém é como Deus”. Sadraque é um nome masculino cuja origem é hebraica. Segundo estudiosos da onomástica, surge do hebraico Misael, que tem o mesmo sentido de Miguel. Pelo fato de ser encontrado nas Escrituras Sagradas, é categorizado como bíblico.

dezessete anos

A vida de Daniel foi virada de cabeça para baixo aos dezessete anos. Criado como um membro da nobreza judaica, o adolescente hebreu foi capturado e levado à força de sua cidade conquistada, Jerusalém, para o país da Babilônia onde o rei Nabucodonosor governava.

A Bíblia relata algumas características de Daniel: Integridade e poder do Espírito Santo (1.6-8): Daniel teve um firme propósito de não se contaminar. Sem dúvida isso foi a base de sustentação da sua vida. Deus primeiro fez uma obra nele, para depois realizar algo através dele.

Daniel 3:19–27—Sadraque, Mesaque e Abednego são lançados em uma fornalha ardente e saem ilesos. Daniel 3:28–30—Nabucodonosor reconhece o poder de Deus e dá a Sadraque, Mesaque e Abednego uma posição de maior responsabilidade no reino.

Lia (Esposa de Daniel)

Daniel é um filho de Davi mencionado em 1 Crônicas 3:1. Esdras 8:2 menciona um sacerdote chamado Daniel que foi da Babilônia a Jerusalém com Esdras.

Misael, que significa quem é como Deus?, é o nome de vários personagens da Bíblia: Misael (filho de Uziel), um levita, o mais velho dos três filhos de Uziel, filho de Coate, filho de Levi. Um dos três jovens, companheiros do profeta Daniel no Cativeiro na Babilônia. Misael teve seu nome trocado para Mesaque.

O medo de sofrer preconceito, represálias e até mesmo enfrentar a morte não deixa que as pessoas reconheçam quem é Deus e seu poder de realizar qualquer coisa, mesmo que seja impossível para os olhos humanos. O testemunho de Sadraque, Mesaque e Abednego gerou salvação, vida e livramento.