Qual era o nome do deus gato?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Apenas uma divindade, a deusa Bastet, que representava fertilidade, domesticidade, música, dança e prazer, tinha o poder de se tornar um gato.

Os egípcios acreditavam que os gatos eram criaturas místicas dotadas de magia. Eles tinham a crença de que os felinos traziam proteção e eram um amuleto da sorte para a família. Por isso, tratavam os bichanos como animais sagrados — e isso vale, inclusive, para os gatos pretos.

A Deusa Bastet é filha do Deus do Sol Rá e está intimamente ligada ao conceito do Olho de Rá (o olho que tudo vê) e da Deusa Distante (uma entidade que deixou Rá e voltou para transformar o mundo). Por essas questões, Bastet era considerada uma divindade solar, exercendo poder sobre os eclipses solares.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

No antigo egito, os gatos eram considerados sagrados. Os miaus eram venerados como deuses. A Deusa Bastet, inclusive, é uma deusa que tem corpo de humano e cabeça de gato.

Gerald Jinx “Jerry” Mouse e Thomas Jasper “Tom” Cat, Sr, esses são os verdadeiros nomes dos nossos rato e gato queridinhos, respectivamente.

Bastet

Divindade Bastet
Na mitologia egípcia antiga, Bastet era uma das várias divindades que detinham o título de Olho de Ra. O que significava suas habilidades de deus egípcio de gato, como protetora e vingadora.

Gato de Cheshire

Gato de Cheshire (ou Gato Risonho)
Conhecido pelo seu sorriso inesquecível, o Gato de Cheshire é um dos personagens mais intrigantes da narrativa. Com o dom de aparecer e desaparecer, ele parece assustar até os seus companheiros e não teme nem a Rainha de Copas.

Anúbis é um dos deuses egípcios. Ele é uma divindade da mitologia egípcia, antiga religião do Egito. O deus acumula diversas atribuições, como: guiar as almas até o submundo, é embalsamador e assume o papel de deus dos mortos.

Os antigos egípcios veneravam o gato preto.
Eles eram considerados criaturas mágicas e símbolo de boa sorte. Bastet, deusa do lar, da fertilidade e das mulheres, é retratada na mitologia egípcia antiga com a cabeça de um gato preto e um corpo humano.

Chacal

Chacal/Lobo
Anúbis era guardião dos mortos, além de um dos animais sagrados do Egito mais conhecidos. Hoje, cientistas acreditam que ele tinha a aparência de uma cabeça negra de lobo, simbolizando o solo fértil do Nilo. O deus ajudava na mumificação dos egípcios mortos e guiava as almas para o pós-morte.

Era a deusa egípcia do céu, protetora da cidade de Tebas (onde tomava o nome de Sekhmet) e representava a origem de todas as coisas. Esta é a razão de se lhe ter dado o nome que significa mãe, sendo até por vezes designada como a mãe de todos os deuses.

Bast

Bast, a deusa pantera.

Ela pode convocar muitos tipos diferentes de gatos para ajudá-la ataque ou para defendê-la. Ela também parece acolher gatos , muitas vezes , como ela hospedado Muffin por 6 anos. Ela também pode fazer comida aparecer, como Friskies , leite e sanduíches de queijo .

Deus fez o gato, a fim de dar ao homem o prazer de acariciar o tigre.

O louva-a-deus é um inseto predador da Ordem Mantodea — a palavra vem do grego, mantis, que significa profeta, e eidos, aparência.

No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã. Nesses casos, a resposta para o que significa quando um gato se aproxima de você, é levar paz e proteção.

Apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, eles são capazes de detectar qualquer movimento. Isto também é reflexo do campo de visão dos gatos, que é de 200° – o nosso é de 180°. Tal característica permite que o animal tenha uma visão panorâmica mais ampla.

Vacas. A vaca é o animal mais sagrado do hinduísmo, do jainismo e do zoroastrismo.

Estudos mostram que a partir dos 6 metros, as coisas começam a ficar um pouco embaçadas. Os especialistas dizem que, em comparação a dos humanos, a visão dos gatos é 20/100. Ou seja, a forma como os gatos enxergam algo a 20 metros é quase como enxergamos algo a 100 metros distante.