Qual era o nome do cego de nascença?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

Os discípulos perguntaram se o homem era cego porque pecara ou porque seus pais haviam pecado. O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego.

Bartimeu foi o homem que teve a visão restaurada por Jesus na sua passagem em Jericó. Esta maravilha também ficou conhecida como a cura do cego de Jericó. O relato da cura do cego Bartimeu está presente nos três Evangelhos sinóticos: Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52 e Lucas 18:35-43.

Em relação a Marcos 10,51, algumas bíblias trazem uma traduçao e outras outra. Por que, se disser "que eu torne a ver" significa que ele via, mas se disser "que eu tenha vista" dá o sentido de que ele nunca viu.

Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo do Senhor? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves.

A fé sempre vai ver o que Deus disse e não o que as circunstâncias mostram. O diferencial desses dois tipos de ótica (o olhar da fé e da incredulidade) está na decisão de acreditar na palavra de Deus custe o que custar.

Lucas 18. Jesus conta a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano — Ele convida as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançamos a vida eterna — Ele fala de Sua morte e ressurreição que se aproximam e concede visão a um homem cego.

Para a sociedade do tempo, ser cego implicava ser incapaz e ser um defeito cúltico, pois os cegos não podiam atuar como sacerdotes (cf. Lv 21,18). A cegueira era vista como um castigo divino ao pecado humano (cf. Jo 9,1-2), tanto é que na comunidade de Qumran12 as pessoas não eram admitidas.

A palavra Siloé significa “enviado” ou “conduzido”.
Esse é um nome próprio derivado do particípio passado hebraico Shiloah, “enviador”. Assim, provavelmente o nome seja uma referência ao seu canal (aqueduto) que conduzia a água que jorrava da fonte para o reservatório.

O Reservatório de Siloé ou Piscina de Siloé chamado em hebraico Selá (Enviado ou Remetente). É um marco situado na parte inferior da inclinação sul de Ofel, o local que fazia parte da antiga Jerusalém, a oeste do vale do Cédron e da antiga Cidade de Davi, agora ao sudeste (parte externa) das paredes da antiga cidade.

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.

Quem era o pai do cego Bartimeu.
Aquilo que se fala de seu Pai, que era um general aposentado do exército Israelita, que se revoltou contra os romanos, sendo castigado pelos romanos, com a morte por crucificação e na cegueira de Bartimeu (arrancaram-lhe os olhos), nada tem de comprovação escrita.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

A pessoa que não consegue ser atraída por nada que é bom, tem cegueira espiritual. Quem se deixa levar pelos atrativos do mundo, da safadeza, de se sentir poderosa(o), sofre de cegueira espiritual”.

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

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