Qual era o nome da Terra Prometida?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

Josué

O livro de Josué conta a história da conquista da Terra Prometida pelos filhos de Israel, liderados por Josué, após a morte de Moisés. A narrativa é marcada por batalhas e estratégias militares que foram usadas para tomar as cidades dos cananeus e possuir a terra que Deus havia prometido a Abraão e seus descendentes.

1 Terra rica e fértil. 2 Lugar prometido e ansiosamente esperado, como concretização de um sonho. ETIMOLOGIA np Canaã.

O propósito por trás do nome
Canaã é o nome da Terra Prometida que Deus preparou para o Seu povo escolhido. Em Êxodo 33:1, Deus ordena a Moisés para sair do lugar onde estava e conduzir o povo em direção à terra que havia jurado a Abraão, Isaque e Jacó.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Como recompensa por sua confiança em Deus e sua coragem em enfrentar a opinião popular, Josué e Calebe foram os únicos dois espiões que foram autorizados a entrar na Terra Prometida com o resto dos israelitas, após 40 anos de peregrinação no deserto.

Enquanto algumas perícopes bíblicas falam de um dom incondicional da terra pela graça de Deus, outros estipulam que não obedecer aos mandamentos de Deus levará à perda da Terra Prometida, uma terra que originalmente não era a própria de Israel.

Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.

Êxodo e assentamento
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

De acordo com a tradição, Deus chamou Abrão e lhe ordenou que fosse para a terra chamada Canaã, o que teria motivado o longo êxodo dos hebreus, que teria durado muitas décadas, até que os descendentes de Abraão a alcançaram. Canaã passou então a ser por eles denominada terra de Israel.

Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Mesmo pelo “caminho do deserto”, Israel poderia ter chegado a Canaã em dois anos. Contudo, suas jornadas do Egito a Canaã levaram quarenta anos!

Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.