Qual era o nome da profissão de Lídia?

Perguntado por: lmedeiros5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

14 Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

23A 23 de Maio de 1972, Lídia, considerada a primeira cristã a ser batizada por São Paulo, foi canonizada pela Igreja Ortodoxa (Skaltsis, 2013), embora a Igreja Católica a tivesse reconhecido como uma santa desde o século XVI11.

Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

1. Cor vermelha escura a tirar para o roxo. 2. Estofo ou tecido tingido com a cor da púrpura.

O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul.

No Novo Testamento, na Bíblia, Lídia era o nome de uma mulher que se converteu ao Cristianismo pelo testemunho do apóstolo Paulo. Assim, muitas pessoas passaram a atribuir o nome Lídia às suas filhas em homenagem à Santa Lídia, venerada pela Igreja Católica e Ortodoxa no dia 3 de agosto.

Primeira advogada italiana
Em 1881, ou seja, dois anos após se formar em direito na Universidade de Turim, Lidia acabou sendo admitida para atuar na ordem dos advogados da Itália, o que causou indignação entre os homens que trabalhavam como advogados.

37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Maria de Betânia ou Maria, irmã de Marta é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia e que aparece no episódio da vida de Jesus conhecido como Jesus na casa de Marta e Maria, relatado em Lucas 10:38–42. Segundo a narrativa bíblica, ela era irmã de Marta e Lázaro.

O Que a Bíblia Diz? João 3:23 comenta sobre o trabalho de João Batista: "Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado."

No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência.

As palavras “carmesim” e “escarlate” são também aplicadas na Bíblia para falar figuradamente do pecado. O carmesim ou escarlate era um corante muito difícil de ser lavado e que lembrava o sangue, e provavelmente tendo isso em mente os autores bíblicos usaram essa cor para se referir a impregnação do pecado.

No período histórico em que Cristo proferiu essa frase, o César era o imperador Tibério (o qual reinou de 14 a 37 d.C.) e todas as autoridades que o representassem no território da Judeia, à época ocupada pelos romanos.

Airosa é o feminino de airoso. O mesmo que: bonita, formosa, bela, esbelta, garbosa, guapa, jeitosa, venusta.