Qual era o mascote do Flamengo antes de ser urubu?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O mascote Galo, do Atlético-MG, é ainda mais antigo que o Urubu, do Flamengo. Na década de 1930, torcedores da equipe começaram mineira adotaram o animal como mascote por conta de um galo, preto e branco, que era imbatível em rinhas, em Belo Horizonte. Mas o mascote se tornou oficial apenas em 1945.

Henfil

Antes de deixar o 'Cor de Rosa', Henfil criou os símbolos dos clubes do Rio de Janeiro: o urubu do Flamengo; o “Bacalhau”, do Vasco da Gama; o “Pó de Arroz”, do Fluminense o “Cri Cri”, do Botafogo e o “Gato Pingado”, do América. Mas, a história dos cartunistas com os clubes do Rio começou bem antes.

Assim, no dia primeiro de junho de 1969, na partida contra o Botafogo pelo Cariocão daquele ano, um urubu sobrevoou o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a bandeira do Flamengo amarrada a seus pés, atitude que modificou completamente a forma como os rivais e os próprios torcedores viam o animal, e assim nasceu ...

Willie

O primeiro mascote, Willie, só apareceu em 1966, na oitava edição. O mascote geralmente tem traços que lembram características típicas do país que está sediando neste evento esportivo que é um dos maiores do mundo.

Mascote do clube de maior torcida do Brasil e sinal de mal presságio em diversas culturas, o urubu foi adotado pelo Flamengo após 4 jovens ficarem de saco cheio dos rivais. O voo do urubu na Gávea tem mais a ver com a hisória da humanidade do que você imagina.

O maior e mais carismático clube do Brasil tinha que ter uma torcida à altura, com vontade própria, com magnetismo, que fosse capaz de magnetizar os jogadores dentro do campo, empurrando-os para as vitórias, um décimo-segundo jogador.

O Coelho, do América-MG, o Fura-Cão, do Athletico, o Galo, do Atlético-MG, o Super-Homem, do Bahia, o Cachorro, do Botafogo, o Touro, do Bragantino, o Mosqueteiro, do Corinthians, o Vovô Coxa, do Coritiba, a Raposa, do Cruzeiro, o Dourado, do Cuiabá, o Urubu, do Flamengo, o Guerreiro, do Fluminense, o Leão, do ...

Uruba

Uruba, o urubu mascote do Flamengo, ganhou hoje - dia do aniversário do clube - seu primeiro filhotinho!

O Popeye representava a força e a valentia com que o Flamengo conseguia reverter situações quase que impossíveis, além é claro da óbvia ligação com o mar, que ambos possuem. Esse mascote acabou não ficando muito popular entre os torcedores do clube e com o tempo acabou sendo deixado de lado.

Desde então o Flamengo é vermelho e preto.

Resposta: No caso do clube, vem da Praia do Flamengo. E esta é chamada assim porque, no século XVI, a partir dali, holandeses tentaram uma invasão das terras adjacentes. Eles eram chamados de flamengos porque sua terra natal era denominada Flandres.

A inspiração do mascote da Gaviões da Fiel foi o gavião-carijó, desenhado em 1969. Segundo o pesquisador do Corinthians Fernando Wanner, essa espécie era muito comum no campus da Universidade de São Paulo (USP), onde estudava boa parte dos torcedores que fundaram o grupo.

O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome.

Desenho apresentando o mascote da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, o leão Willie, cumprimentando o canarinho, mascote da seleção brasileira. O leão Willie foi o primeiro mascote oficial de uma Copa do Mundo. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.

JUANITO MARAVILHA (1970) - Na primeira Copa do Mundo organizada pelo México, não poderia faltar o tradicionalíssimo sombreiro que caracteriza o país. E quem representou aquele Mundial muito bem foi o pequeno Juan.

Juanito Maravilla

Já na Copa do Mundo de 1970, o México escolheu Juanito Maravilla para ser o mascote da edição. O menininho que vestia um uniforme com as cores da seleção mexicana e usava um sombrero, chapéu popularmente conhecido no país, com México 70 escrito.

Ôô ôôôôô ôôôôô ôôô Mengo! Lá lalaialaiá lalaialaiá lalaiá raça!

Há 15 anos, o sabiá-laranjeira foi intitulado ave-símbolo do Brasil.