Qual era o maior número que poderia ser escrito no sistema de numeração egípcio antigo?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Já no sistema egípcio, o maior número que pode ser representado é 9.999.999, pois como trata-se de um sistema decimal, cada potência de 10 é representada por um símbolo diferente e o símbolo de maior valor vale 1.000.000.

Sistema de numeração Egípcio
Esse sistema de numeração foi usado no antigo Egito, e se baseia em 10, isto é, a contagem é de 10 em 10. Algumas características: 1) Cada símbolo pode ser repetido até 9 vezes. 3) Não existia um símbolo para expressar o zero.

105 = 100000 por e 106 = 1000000 por . hierática seria .

9.999.999

Já no sistema egípcio, o maior número que pode ser representado é 9.999.999, pois como trata-se de um sistema decimal, cada potência de 10 é representada por um símbolo diferente e o símbolo de maior valor vale 1.000.000.

A principal desvantagem do sistema de numeração egípcio (e de outros sistemas não-posicionais) era a representação de números bastante grandes, pois esta se tornava uma tarefa muito trabalhosa devido à repetição de símbolos.

A representação do número 140 no sistema de numeração egípcia é igual a 1 laço e 4 ossos de calcanhar.

Acredita-se que o sistema de numeração no Antigo Egito, foi desenvolvido por volta de 3000 a. C. sobre o reinado do faraó Sesóstrtis ( Boyes, 1996). Esse sistema tinha como base um sistema decimal e aditivo.

Esse sistema possui características próprias e apresentou para a época algumas inovações que usamos até hoje, como a base 10. Os números representados por hieróglifos eram mais usados em monumentos e templos, pintados ou talhados em pedra.

O nosso sistema de numeração atual possui 10 símbolos e é conhecido como sistema decimal posicional, ou seja, nele a posição dos algarismos é importante.

Sistemas de numeração mais usados em eletrônica

  • Sistema de numeração decimal.
  • Sistema de numeração Hexadecimal.
  • Sistema de numeração Octal.
  • Sistema de numeração binário.
  • Resumo das equivalências entre os sistemas de numeração decimal, hexadecimal, octal e binário.

No decorrer da história existem relatos de vários sistemas de numeração elaborados pelas grandes civilizações e os mais conhecidos são: egípcios, babilônicos, romano, chinês, maias, e o nosso atual sistema denominado decimal ou indo-árabico.

Os algarismos romanos são representados por letras maiúsculas, num total de 7 numerações: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500), M (1000). O I corresponde ao número 1, V ao 5, X ao 10, L ao 50, C ao 100, D ao 500 e o M ao mil.

Resposta: O sistema numérico egípcio era baseado em hieróglifos e utilizava um conjunto de símbolos para representar números. Para escrever o número 2023 em egípcio, é necessário representar cada um dos dígitos separadamente. O número 2023 pode ser dividido em seus dígitos individuais: 2, 0, 2 e 3.

O número romano MMXXIII corresponde ao número 2023 (dois mil e vinte e três).

Por volta de 3 mil anos a.C. o calendário egípcio já possuía 365 dias agrupados em 12 meses. Cada um dos meses possuía 30 dias, dando um total de 360 dias. Os 5 dias que faltavam para completar os 365 não eram fixados no calendário, pois eram dedicados à festa da colheita e eram adicionados quando ela ocorria.

365 dias

Os anos egípcios eram de 365 dias contados a partir da subida ao trono de cada rei. Esta contagem era independente das três estações em que se subdividia o ano solar, marcadas pelas necessidades agrícolas.

A história das frações remonta o Antigo Egito (3.000 a.C.) e traduz a necessidade e a importância para o ser humano acerca dos números fracionários. Naquele tempo, os matemáticos marcavam suas terras para delimitá-las.

O principal sistema de numeração maia era composto por três símbolos: pontos, traços e conchas. A concha representava a “ausência de valor”, ou seja, o zero; o ponto representava a unidade; e o traço, o número cinco. O sistema de numeração maia era posicional, expresso na vertical com as “ordens” maiores em cima.

Números na pré-história
Por exemplo: cada animal valia uma pedra. Quando levavam os animais para pastar, colocavam uma pedra num saco, correspondendo a cada animal. No fim do dia, quando os animais voltavam ao cercado, bastava contar as pedras no saco para saber se todos estavam ali ou se algum tinha se perdido.