Qual era o lazer na Grécia antiga?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Teatro de marionetes e de silhuetas também serviam de distração para os gregos. Ir ao ginásio para assistir espetáculos de ginástica ou à Ágora para conversar fazia parte das opções de lazer de quem morava na pólis. 5. Na zona rural, atividades ligadas ao esporte eram as mais realizadas, principalmente a caça.

Dolichos, corrida entre 7 e 24 estádios. Luta, na qual era permitido quebrar até os dedos do adversário. Pentatlo, composto por lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em distância, as corridas de estádio e luta. Pugilato, luta que terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou desistia.

A sociedade grega antiga viveu um momento em que a atividade física era considerada muito importante e estava diretamente ligada à intelectualidade e à espiritualidade em forma de filosofia de vida e, até mesmo, relacionada com a mitologia da época.

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias. Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras.

Dança, música, luta e alguns tipos de jogos e desportos eram as formas de entretenimento mais populares para esta classe social. Os instrumentos musicais muitas vezes eram produzidos pelos próprios camponeses e trabalhadores, com formas e sons distintos de acordo com a região da Europa, assim como os tipos de luta.

As antigas Olimpíadas eram um festival explicitamente religioso, dedicado à veneração da mais poderosa divindade grega, Zeus, do Monte Olimpo, a mais alta montanha grega. Os jogos sempre eram disputados no mesmo lugar, num local remoto e de difícil acesso a pé no noroeste do Peloponeso.

Os atletas disputavam várias modalidades na antiguidade como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, boxe (luta entre duas pessoas com troca de socos. Nessa época não havia uso de luvas especiais), luta, salto a distância entre outros.

O atletismo é o esporte mais antigo, tendo sido praticado desde o início dos Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Mesmo com o domínio romano sobre a Grécia, em 146 a.C., os Jogos tiveram continuidade até 394 d.C., quando o imperador Teodósio os aboliu.

pugilato

Existiam provas reservadas aos homens adultos e aos rapazes. A prática do pugilato na Grécia Antiga remonta ao século VIII a.C.. Apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes envolviam os dedos com tiras de couro. Não existiam assaltos nem categorias baseadas no peso dos atletas.

O treinamento obedecia a uma rotina cíclica de quatro dias, que eram os chamados tetras, os quais eram repetidos indefinidamente durante toda a vida do atleta. Era o chamado “treinamento total”, feito pelos gregos há quase 2800 anos.

Ainda na Grécia Antiga os fundamentos da Física estavam presentes. Quando os pensadores Demócrito e Leucipo pensaram a estrutura do Átomo, era um conhecimento orientado para a Física. Arquimedes, com o princípio da Alavanca (Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca, que moverei o mundo), era ciência da física presente.

Para a Grécia, ter bons atletas entre os cidadãos significava contar com soldados fortes e resistentes, preparados fisicamente para combater os exércitos das cidades-estado vizinhas.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

Resposta: Sem os recursos atuais, as pessoas se divertiam através de bailes, festas reservadas, horas dançantes, encontros em casas particulares, praças.

Carrinho de rolimã, pião, Corre Cotia: uma lista para relembrar as brincadeiras que reuniam a molecada da vizinhança e eram fonte de diversão por horas. O tempo não para. As coisas mudam, velhos costumes são esquecidos e velhas brincadeiras se tornam apenas gostosas lembranças de uma infância feliz.

Ouça este artigo: O Lazer, que vem do latim 'licere' – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como uma série de atividades que o ser pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais, e que lhe proporcionam prazer.

O lazer durante o tempo livre significa a forma como se ocupa o tempo livre. Esta forma implica a realização de atividades que proporcionam satisfação pessoal e que se realizam de forma livre e voluntária. Assim, poderíamos dizer que o tempo livre é a forma e o lazer é o recheio.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.