Qual era o interesse dos Estados Unidos com o México?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Para os EUA, o México constitui um país estratégico por uma série de razões que estão relacionadas às suas questões de segurança, devido à imensa fronteira entre os dois países, aos seus interesses geoeconômicos, ligados aos recursos naturais mexicanos e às suas estratégias geopolíticas para a América Latina.

A extensa fronteira territorial entre os dois países é um símbolo da paz e segurança na região, e da sua importância para a segurança interna norte-americana e o comércio internacional. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do México, que por sua vez é o terceiro maior parceiro comercial dos estadunidenses.

O NAFTA (North American Free Trade Agreement - Acordo de livre-comércio da América do Norte) é um acordo entre Estados Unidos, Canadá e México, assinado em 1994, que tem como intenção a redução das barreiras econômicas e alfandegárias entre esses países.

Assim, o México perdeu mais de 2,5 milhões de km². O tratado de Guadalupe Hidalgo estabeleceu a linha fronteiriça entre ambos os países, a partir do Rio Grande e Rio Bravo, e a perda dos territórios compreendidos nos novos limites, que seriam pagos à República mexicana pela quantia de 15 milhões de pesos.

Os negociadores mexicanos buscam atrair investimentos norte-americanos para o seu território, concentrando-os ao Norte do país – complexos industriais de capital originalmente americano, e voltado para o mercado de consumo interno dos EUA (as famosas maquiladoras).

Os objetivos da invasão norte-americana eram derrubar o Talibã do poder e destruir a Al-Qaeda.

A invasão americana do México terminou com o Tratado de Guadalupe-Hidalgo em 1848, pelo qual o México cedeu formalmente a Alta Califórnia e outros territórios, e a fronteira do Texas foi estabelecida no Rio Grande. Os EUA passaram, assim, a ter mais 2,1 milhões de quilômetros quadrados sob seu domínio.

A diplomacia e a compra possibilitaram a aquisição da Luisiana (1803), Flórida (1819) e Alasca (1867). A partir da guerra, os Estados Unidos conseguiram tomar territórios do México.

A fronteira internacional entre Estados Unidos e México é uma fronteira com 3.141 quilômetros de extensão, estendendo-se do Oceano Pacífico para o oeste e do Golfo do México para o leste.

A fronteira que separa o México dos Estados Unidos é conhecida pela grande presença de grupos migratórios ilegais – a maioria formada por mexicanos –, que se deslocam em direção ao norte em busca de melhores condições de vida.

Este ano, a imigração aos Estados Unidos tomou traços ainda mais dramáticos em sua relação com o México. Desde 2018, o México vem sendo utilizado como rota migratória para milhares de centro-americanos os quais estão fugindo da violência e pobreza em seus respectivos países.

Resposta: São varios fatores minuciosos, como mão de obra, legislação trabalhista, logistica, incentivos fiscais entre outros.

Canadá

O Canadá foi o país que obteve os investimentos mais significativos, seguido por Estados Unidos e México.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: O Grupo dos 8, ou popularmente falando, o G-8, é um fórum que reúne oito países (Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão e Rússia) e tem como objetivo debater assuntos relevantes relacionados à estabilidade econômica global.

A Flórida foi inicialmente explorada e colonizada pelos espanhóis, que a controlaram até 1819, quando foi comprada e anexada pelos Estados Unidos. A Flórida tornou-se o 27º estado americano em 3 de março de 1845. O estado separou-se dos Estados Unidos em 1861, juntando-se aos Estados Confederados da América.

Depois que James Polk, um forte defensor da expansão territorial, ganhou a presidência, mas antes que ele tomasse posse, o Congresso aprovou a anexação do Texas em 28 de fevereiro de 1845. Em 29 de dezembro de 1845, o Texas tornou-se o 28º Estado.

Espanha

Bandeira do México. O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano. A independência tornou possível o crescimento da economia mexicana.

Chicano” é o termo empregado para designar os cidadãos norte-americanos de origem mexicana. A palavra, de origem náuatle, mistura também “México” e “mexicano”, provenientes de “ mexica ” [me'shi ka], que era a maneira como os astecas nomeavam seu território, localizado na parte central do que atualmente é o México.

O Brasil é um dos países preferidos dos mexicanos para imigrar dentro da América Latina. Muitos chegam aqui para estudar, outros para trabalhar e viver a experiência de conhecer um idioma diferente e uma cultura peculiar. Isso mesmo!