Qual era o erro do calendário juliano?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Essa diferença acumulada ao longo dos séculos fez com que o calendário juliano chegasse ao ano de 1582 com um erro de mais de 10 dias. Muitos feriados religiosos não têm datas fixas. São definidos em função dos ciclos solares e lunares.

Em 15 de outubro de 1582, o papa Gregório XIII instaura um novo calendário nos Estados Pontifícios, Portugal e Espanha, substituindo o então vigente calendário juliano. O novo sistema de contar o tempo passaria a ser conhecido como calendário gregoriano e seria usado até hoje.

A pergunta não é tão simples quanto parece. Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Naquela época, foi constatado um erro de cálculo no calendário em vigor que fazia com que as datas do equinócio da primavera e do solstício de verão não coincidissem com a mudança de estação. Como a festa da Páscoa estava ligada ao equinócio da primavera, surgiu a necessidade de criar um novo calendário.

Assim, o dia 22 de julho de 2023 no calendário gregoriano, é dia 9 de julho de 2023 no calendário juliano.

A forma mais antiga baseava-se nas fases da Lua, que se completam a cada 28 dias; o calendário resultante desse sistema é o lunar, cuja duração é de 354 dias. Mais tarde, surgiu o calendário solar, de 365 dias, baseado no movimento de translação (realizado pela Terra em torno do Sol).

História do calendário juliano – O calendário juliano surgiu quando Júlio César, aconselhado por astrônomos egípcios, decidiu alterar o calendário utilizado na altura, o calendário romano. Isso porque ele havia reparado que as comemorações da primavera coincidiam com dias de inverno.

A História e Origem do Calendário tem início com a necessidade de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar em datas fixas. Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C..

O calendário juliano surgiu quando Júlio César, aconselhado por astrônomos egípcios, decidiu alterar o calendário utilizado na altura, o calendário romano. Isso porque ele havia reparado que as comemorações da primavera coincidiam com dias de inverno.

Todos nós sabemos que os anos começaram a ser contados a partir do nascimento de Cristo, dividindo a história da humanidade em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

Datas comemorativas do dia 31 de Outubro de 2024: Dia Mundial das Cidades.

Gregório 13

Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo. Foi a inauguração do calendário que usamos até hoje — e é por isso que ele se chama gregoriano, aliás.

Papa Gregório XIII

Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.

Quantos anos Jesus tem hoje em dia? Quer isto dizer que Jesus pode ter nascido entre 4 a 8 anos antes do Anno Domini, o ano que marca as datas a.C e d.C. Uma coisa é certa, nós estamos em 2020, muito embora Jesus possa ter nascido entre 2024 e 2028 anos.

Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e ela, entre 99.000 e 148.000 anos. Em genética, chamam-se Adão e Eva os mais recentes ancestrais comuns a toda humanidade.

“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

Calendário Chinês

Calendário Chinês
De todos os calendários, o chinês é o mais antigo que se tem notícia. Ele surgiu entre 2697 e 2597 antes de Cristo! Uau! O Calendário Chinês é lunissolar, ou seja, considera tanto os ciclos do Sol como os da Lua.

Portanto, hoje em dia são usados dois calendários no mundo cristão, sendo o juliano e o gregoriano. Contudo, não há nenhuma grande diferença entre os dois calendários. Sendo assim, a única diferença notada é o modo de calcular os anos bissextos. Desse modo, a humanidade segue dois calendários muito semelhantes.

O primeiro calendário romano foi criado por Rômulo em 753 a.C., ano de fundação de Roma, baseado no calendário egípcio. Era um calendário lunar, e tinha 304 dias, divididos em dez meses, dez meses lunares, seis de 30 dias e quatro de 31, desde Março a Dezembro.

Antes de ser criado, o calendário gregoriano, estava em vigor o calendário juliano, que estava atrasado. Por isso, a Páscoa ocorria mais tarde do que o equinócio da primavera. A reforma do calendário foi discutida no Concílio de Constança e mais tarde no Concílio de Trento.