Qual era o discípulo de Jesus que era médico?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Lucas

Por que Lucas era chamado assim? O que fez ele ser tão querido e amado? Lucas era um médico atencioso, dedicado ao seu serviço, e não abandonava sua equipe e missão. Ele acompanhava o apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, provavelmente cuidando de pessoas e levando o evangelho de Jesus.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Por ordem de Herodes Antipa, ele estava alocado em Cafarnaum, uma cidade marítima no mar da Galileia, na Palestina.

Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.

De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).

Lucas

Lucas nos registros bíblicos, está em Colossenses 4.14, onde Paulo se refere a ele como o "Médico Amado". Por que Lucas era chamado assim? O que fez ele ser tão querido e amado? Lucas era um médico atencioso, dedicado ao seu serviço, e não abandonava sua equipe e missão.

Vida. Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio.

Hipócrates, que nasceu na Grécia, em Cós, ilha grega do Dodecaneso, em torno de 460 a.C. é, ainda hoje, considerado o "Pai da Medicina".

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

São Marcos, Evangelista, não era um dos 12 Apóstolos: então quem era ele?

Apesar de Marcos não estar entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele foi convertido posteriormente e tornou-se assistente do Apóstolo Pedro, e pode ter escrito seu evangelho com base no que aprendeu com ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Marcos”).

Esses homens vinham de origens diferentes, alguns eram pescadores, outro era coletor de impostos. Mas, todos tinham algo em comum: eram apóstolos, e o trabalho deles era servir aos outros e testemunhar sobre Jesus. Esses antigos apóstolos possuíam o santo sacerdócio de Deus e foram ordenados por sua vocação especial.

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

Quando o Senhor tem uma mensagem para toda a Igreja, como ele a transmite? (Amós 3:7) Por que vocês acham que o Senhor falou com Samuel, que ainda era criança? (I Samuel 3:1) O Élder Harold B. Lee explicou que naquela época “não havia um profeta na Terra, por meio de quem o Senhor pudesse revelar Sua vontade”.

Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Santiago Maior, e em provável sociedade com André e Pedro. As heranças deixadas nos escritos de João, demonstram uma personalidade extraordinária.

São Lucas era médico e escritor, tido como um dos quatro evangelistas do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Teria sido discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, São Paulo, que o chamava que “Lucas, o amado médico”, devido a sua personalidade carismática.

Autor

Autor é aquele que cria, causa ou dá origem a alguma coisa, especialmente obra literária, artística ou científica. É diferente de narrador. Na narratologia, o autor é uma das entidades da história. Roland Barthes escreve, em seu ensaio "Morte do Autor", que "é a língua que fala, não o autor".

Existe uma piada dizendo que a diferença entre Deus e o médico é que Deus não acha que é médico. O médico não está acostumado a fazer nada e se sente obrigado a fazer alguma coisa.

Judas Tadeu

Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9.