Qual era o Deus que o povo de Nínive adorava?

Perguntado por: amata7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dagon

Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala.

E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus apartou o mal que tinha anunciado lhes faria”. Deus não peca, portanto não precisa arrepender-Se.

Significado de ninivita
Relativo a Nínive. Habitante de Nínive. Systema de escrita cuneiforme, usada em Nínive.

Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.

Nisroque ou Nisroch era um deus assírio que é citado na Bíblia em II Reis 19:37 e em Isaías 37:38. Ele é desconhecido na mitologia mesopotâmica, mas provavelmente deva ser um deus da agricultura.

Em certos períodos da história dos ninivitas, parece ter sido comum entre eles algumas práticas de tortura como: furar os olhos, esfolar vivos e arrancar partes dos corpos de seus prisioneiros (principalmente orelhas e narizes). Além da violência física, a injustiça social também era outra marca dos ninivitas.

Com ele faziam-se roupas rústicas que as pessoas vestiam em sinal de tristeza e pesar. O que as pessoas de Nínive fizeram para se arrependerem? (Jonas 3:5, 8. Elas reconheceram que tinham agido mal, oraram a Deus e abandonaram suas maldades.)

Eu creio que Jonas desobedeceu pois pensou: “Senhor, toda vez que anuncias julgamento, você é tomado com misericórdia. Eu sei que não julgarás Nínive, pois assim que eu profetizar, se arrependerão e você derramará a sua graça sobre eles.” Ele não tinha entendimento do temor de Deus, nem da sua natureza santa e justa.

Prontamente, decidiu ir, mas em direção contrária, tentou viajar para outro lugar. Este foi o primeiro erro de Jonas. Quando não estamos, ou vamos, aonde Deus nos quer, estamos contra a vontade dEle! Pela Bíblia Sagrada, Deus nos ensina os lugares que devemos ir, e que lugares devemos evitar.

No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo. Ao invés de fazer o que Deus mandou, Jonas foi para Társis. Então, aqui temos dois agravantes, a desobediência e a teimosia.

Uns pensam que era o leviatã de Jó 41:1, ou alguma espécie extinta de cachalote. Mas, especular sobre isso é irrelevante para a história. O que é importante saber é que Jonas não foi apenas engolido, como permaneceu vivo “por três dias e três noites” no ventre do peixe.

1) Nem sempre sua missão é aquilo que você deseja. 2) Fugir da presença e da vontade de Deus, pode trazer perdas para os que estão com você "no barco". 3) Fora do propósito, você não tem vontade de viver. 4) Mesmo quando pensar que tudo acabou, Deus ainda te chama.

Quando e Onde Ele Foi Escrito? Não se sabe ao certo quando o livro de Jonas foi escrito. No entanto, Jonas ministrou e profetizou durante o reinado do rei Jeroboão II, de Israel, que durou aproximadamente de 790 a.C. a 749 a.C. (ver II Reis 14:23–25; ver também Cronologia da Bíblia, na Bíblia SUD em inglês).

Jonas entrou na cidade e pregou. Conforme diz a Bíblia: “caminhou um dia inteiro dizendo assim: 'Dentro de 40 dias Nínive será destruída!' ” (Jn 3, 4). Os ninivitas passaram a crer em Deus e começaram a fazer penitência pelos seus pecados.

A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.

A Nínive de Senaqueribe
A cidade cresceu dramaticamente em tamanho, grandeza e fama, no entanto, sob o reinado do rei Senaqueribe (704-681 a.C), que fez de Nínive a capital do império assírio.

Ninrode

Nínive é referida como uma cidade edificada por Ninrode, “poderoso caçador” e um dos descendentes de Cam, filho de Noé (Gên. 10:11).

Na mitologia grega, Apolo e Dionísio são ambos filhos de Zeus. Apolo é o deus da razão e o racional, enquanto que Dionísio é o deus da loucura e do caos. Os gregos não consideravam os dois deuses como opostos ou rivais, embora, muitas vezes, as duas divindades foram entrelaçadas por natureza.

Zeus

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses.