Qual era o Deus de Labão?
22 E no terceiro dia foi anunciado a Labão que Jacó tinha fugido. 23 Então tomou consigo os seus irmãos, e perseguiu-o no caminho por sete dias; e alcançou-o na montanha de Gileade. 24 Veio, porém, Deus a Labão, o arameu, num asonho à noite, e disse-lhe: Guarda-te que não fales a Jacó nem bem nem mal.
Porque Jacó fugiu de Labão?
Casou, teve filhos e foi enganado diversas vezes por seu sogro, Labão, um vilão assumido. Certo dia, cansado de ser enganado, Jacó fugiu da casa do sogro. Pegou suas mulheres, filhos e bens e partiu.
Como Jacó foi enganado por Labão?
Jacó anuncia que pretende voltar para casa, mas cai na chantagem de Labão. Ele lhe oferece um pagamento por seu trabalho, mas ao invés disso Jacó exige parte de seu rebanho. Labão finge aceitar o acordo, mas arma plano para enganar o rapaz e fazê-lo permanecer em Harã.
Qual o grau de parentesco de Labão e Jacó?
Segundo a Escritura Sagrada, Raquel foi esposa de Jacó e mãe de dois filhos, José e Benjamim. O casal era primo de primeiro grau, já que Raquel era filha de Labão, e Jacó era filho de Rebeca, que era irmã de Labão.
Qual é o significado do nome Labão?
O significado do nome Labão é "claro". Se analisarmos a trajetória em "Gênesis", isso bate com o personagem, ainda que em partes.
O que aconteceu com Labão na Bíblia?
Depois de vários anos de serviço prestado por Jacó, Labão não consegue mais prendê-lo sob suas rédeas. Em sua última atitude contra o sobrinho, ele tenta enganá-lo mais uma vez, mas sem sucesso. Durante os últimos anos, Jacó consegue mudar de vida e fica muito rico, aumentando ainda mais a inveja de Labão.
Quem introduziu a idolatria em Israel?
Jeroboão
Jeroboão, o rei do reino do norte, introduziu a idolatria e outras práticas iníquas no meio de seu povo. Os reis subsequentes de Israel e de Judá se desviaram ainda mais para a iniquidade.
O que Jesus falou sobre ídolos?
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.
Qual esposa de Davi adorava ídolos?
Mical
Mical era a filha do rei Saul (1Sm 14.49). Portanto estava acostumada com o luxo, glamour e fama. Literalmente ela vivia uma vida de princesa! Para casar com ela, Davi teve que ser um verdadeiro herói, matando 200 filisteus (1Sm 18.27).
Quantos anos Jacó trabalhou para Labão na Bíblia?
29 Labão deu a Raquel sua serva Bila, para que ficasse a serviço dela. 30 Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.
Por que Jacó teve medo?
Lembre os alunos de que, quando Jacó viajava de volta para a terra de Canaã após trabalhar para Labão por 20 anos, Jacó tinha medo do que Esaú poderia fazer com ele e sua família quando retornasse.
Qual é o significado do nome Jacó?
Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú.
Porque Deus perdoou Jacó?
A teologia diz que o próprio Jesus veio lutar com Jacó, mesmo ele pensando que fosse o inimigo. E por quê Deus ira perder tempo em brigar com Jacó? Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó.
Qual pecado de Jacó?
Por causa do orgulho e de sua grande riqueza, os nefitas do tempo de Jacó cometeram muitos pecados, principalmente o pecado da imoralidade.
Porque Jacó nasceu agarrado no calcanhar de Esaú?
Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.